sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Evolução não é um fato. Preâmbulo



Certo dia eu me deparei com o seguinte tweet do Dawkins:

"Nós não vamos explicar "teoria" a eles, então vamos parar de tentar. Evolução é um FATO. É um FATO que somos primos de lesmas e chimpanzés."

Após ler isso, me lembrei imediatamente de um post no Bule Voador, no qual o autor citava* Gould:

"[...] a evolução é uma teoria. Mas também é um fato. E fatos e teorias são coisas diferentes, e não estágios de hierarquia de certeza crescente. Fatos são dados do mundo. E teorias são as estruturas de ideias que explicam e interpretam os fatos. Os fatos não desaparecem enquanto os cientistas debatem teorias rivais que tentam explicá-los. A teoria gravitacional de Einstein substituiu a de Newton, mas as maçãs não ficaram pairando no ar, à espera da definição. E os seres humanos evoluíram a partir de ancestrais parecidos com símios, quer através do mecanismo proposto por Darwin, quer através de qualquer outro ainda por descobrir"

Então, tanto Gould quanto Dawkins acreditam que evolução, além de ser uma teoria, é um fato. Obviamente Gould e Dawkins não estão sozinhos em afirmar isso. Como fui lembrado por um post do I Fucking Love Science no Facebook, Donald Johnson, o descobridor do australopitecínio mais famoso da história, Lucy, afirmou que:

"Eu não 'acredito' em evolução tanto quanto não 'acredito' em gravidade. É um fato"

Tal visão não é única apenas no discurso popular de pesquisadores. Barnosky e Kraatz (2007) igualmente afirmam que

"Apesar de toda a discussão a respeito de semantica, evolução é um fato".

Isso me deixa em uma situação complicada pois, diferente de grandes biólogos como Dawkins e Gould, eu não acredito que evolução seja um fato. Não apenas isso, acredito que dizer que ela é um fato é, ou retórica vazia, ou denota um desentendimento de como estudamos evolução. Por esses motivos, nos próximos posts dessa série eu tentarei abordar brevemente as principais colocações sobre o assunto, colocando o porque de eu acreditar que elas estão erradas.

Os links ficarão disponíveis a medida que os posts estiverem prontos.

1a Parte: Relações de Parentesco
2a Parte: Registro Fóssil
3a Parte: Dinâmicas Populacionais
4a Parte: Seleção Natural


---------------------------------------------------------
* Apesar dessa passagem ser uma citação Ipsis Litteris de um artigo do Gould, ela não está destacada como tal no texto do Bule. Na verdade, esse mesmo post está recheado de passagens similares, que foram citadas na integra, porém não foram referenciadas como tal. Tentei deixar um comentário no post apontando isso, mas ele me parece bloqueado para comentários no momento. Achei que era relevante apontar isso em algum momento.


5 comentários:

Mas, é a Evolução como um todo, pode-se considera-la um fato?

Depende muito o que você quer dizer com "evolução como um todo".

De maneira geral eu diria que não, mas não porque não é factual, mas porque o termo faz referencia a diversos fatos.

Concordo que a descendência comum de toda a vida é parte da teoria evolutiva, e não um fato por si só, assim como os registros fósseis, similaridades moleculares, etc.

No entanto, a seguinte afirmação: formas de vida evoluem, é empiricamente comprovada por experimentos laboratoriais com micro-organismos por exemplo, ou seja, se evolução for definida como: Mudança das características hereditárias de uma população ao decorrer de sucessivas gerações, podemos dizer que isso é um fato.

Eu diria que "mudanças em características hereditárias em algumas populações* no decorrer de sucessivas gerações" são fatos *dada uma lista precisa delas que inclui humanos, por sinal (creio que falarei sobre isso num outro post).

Mas acredito que existam complicações nisso. Pelo visto terei que produzir a sequencia o quanto antes.

Eu estou me precipitando né... Primeiro vamos ver a sequência.
O primeiro foi muito bom.

Postar um comentário