sexta-feira, 8 de junho de 2012

20 perguntas que os ateus têm dificuldade em responder



Semana passada Peter Saunder compilou uma lista de 20 perguntas a ateus que, segundo ele, não tiveram respostas decentes nos últimos 40 anos. Decentes para Saunder, pelo menos. De qualquer forma, eu falho em ver o ponto dessas perguntas. Afinal, a incapacidade ou dificuldade de ateus responderem tais perguntas não torna uma alternativa supernatural necessariamente uma resposta válida. Adicionalmente, muitas dessas perguntas tem cunho científico. Qual é a suposição oculta aqui? Que apenas ateus são cientistas (ou que ciência é ateia?).

Não tenho a pretensão de responde-las completamente, principalmente porque algumas delas requerem o mínimo de pesquisa (e acreditem ou não, eu tenho outras coisas para fazer). De qualquer forma acho válido registrar minha opinião sobre esses assuntos.

1) O que causou a existência do universo?

Eu não estava ciente que já haviam demonstrado que o universo tinha tido uma causa. Afinal, a pergunta não é se o universo tem uma causa, mas qual é ela. Essa pergunta pode ir para qualquer lado. Afinal, se formos igualar "universo"="o que teve inicio com o Big Bang", então existem muitas respostas possíveis, incluindo a resposta dada por Lawrence Krauss. Note que a resposta de Krauss não responde "por que existe algo e não nada", mas responde o porque o que existe assume a configuração que vemos, sendo que essa configuração é o que "teve inicio com o Big Bang". Outra possibilidade é simplesmente que o universo não teve uma causa, seja porque ele é eterno, ou seja porque ele tem uma origem a-causal.

Responder porque existe algo e não nada é uma pergunta diferente.

2) O que explica o ajuste fino das constantes universais?

O ajuste fino das constantes universais, até onde me consta, é a descrição de um padrão visto nas leis usadas para descrever o comportamento dos sistemas físicos. Ou seja, o ajuste fino é apenas um padrão das nos parâmetros de modelos descritivos. Visto que tais leis lidam com contextos muito específicos e livres de erros, o "ajuste" dos parâmetros é uma simples função da ausência de erro nesses sistemas (ou erro nos experimentos criados para testa-las).

Perguntar o que causa o ajuste fino das constantes universais me soa como uma falácia de equivocação, na qual substituímos os modelos descritivos do universo pelo universo e assumimos que, visto que números variam em uma escala, e tais modelos tem parâmetros (constantes) numéricas, logo tais constantes  poderiam assumir quaisquer valores. Eu não estou certo de que isso é possível.

3) Porque o universo é racional?

Até onde sei, racionalidade é uma propriedade de cérebros, e não de universos. Talvez a pergunta seja "porque o universo pode ser descrito racionalmente?". Se de fato a pergunta for essa, me parece que nossa capacidade de entender o universo é uma função do fato de que o universo é ordenado e que nossos cérebros evoluíram nesse contexto, nos fornecendo ferramentas para interpreta-lo.

Um exercício interessante é tentar imaginar como seria um universo que não é descritivel de forma racional. Tal "universo irracional" impediria qualquer tipo de inferência racional, o que me parece o mínimo necessário para o surgimento de seres racionais. Ou seja, se existisse vida em tal universo (o que eu também acho que seria impossível, visto que não haveria transferencia de informação), ela simplesmente nunca evoluiria para ser "racional", pelo menos não da maneira que nós somos. Porém imagino que existiria a possibilidade de algum tipo de processamento axiomático eficiente e extrapolável, basicamente porque parece um jeito eficiente e versátil de exploração da realidade.

4) Como DNA e aminoácidos surgiram?

Através de processos químicos. Os aminoácidos são a parte mais fácil, obviamente. Desde os experimentos de Urey-Miller que sabemos que é possível criar aminoácidos através de processos químicos. Muito se fala que as condições ambientais simuladas nesses experimentos não refletiam as condições reais da Terra primordial, porém normalmente se deixa de fora o fato de que experimentos recentes, com condições mais próximas dos modelos atuais para atmosfera primitiva, conseguem produzir mais aminoácidos que os experimentos originais.

No caso do DNA a questão é um pouco mais complicada, porém tanto a origem de nucleotídeos quanto a polimerização de polinucleotideos pode ser atingida naturalmente. A formação de cadeias mais longas e codificantes provavelmente envolveu algum tipo de processo biológico.

5) De onde veio o código genético?

Existem 3 principais teorias da origem do código genético. A primeira é a teoria estero-quimica, na qual a associação entre códon, anti-codon e amnoácidos se dá por afinidades fisicoquímicas. A segunda é a teoria coevolutiva, que postula que a estrutura do código co-evoluiu com as rotas catalíticas dos amnoácidos. A terceira é a teoria do "acidente congelado", na qual o fato de todos os organismos terem o mesmo código simplesmente por compartilhar um ancestral comum. Tais teorias não são mutualmente exclusivas.

6) Como cadeias de enzimas complexamente irredutíveis evoluem?

Vale lembrar que complexidade irredutível é definido de diversas formas, porém a mais usual é "uma estrutura complexa que deixa de exercer uma função se uma de suas partes é removida". Disso normalmente se infere que é impossível evoluir tal estrutura por seleção natural, visto que é impossível exercer seleção para a melhora de uma função, sendo que o estado anterior hipotético não poderia ter essa função. Nesse contexto, basta termos rotas metabólicas que exercem outras funções sendo coaptadas para exercer uma nova função. Basta que o passo anterior seja levemente mais benéfico para o organismo que o anterior. Na verdade, acredito que muito da questão da complexidade irredutível vem do fato de que criacionistas avaliam as rotas metabólicas individualmente, ignorando que elas estão em organismos em um contexto ecológico. Mesmo uma pequena queda de aptidão para dada função pode ser compensada por um incremento maior de aptidão em outra característica. O que importa é a aptidão total do organismo e, consequentemente, a aptidão média da população.

Isso torna a dinâmica evolutiva bastante complicada e não linear, visto que não podemos traçar a evolução de dado sistema simplesmente avaliando a função atual do sistema. Mas o fato de ser complicado não significa que é impossivel, como os criacionistas costumam achar.

7) Como nós podemos explicar a origem de 116 famílias linguisticas distintas?

Suponho que através de algum principio de evolução cultural. Afinal, as famílias podem ser construtos artificiais que reconhecemos como discretos apenas porque as informações que agrupavam distintas famílias em grupos mais inclusivos foram superescritas por um longo processo de desenvolvimento cultural. As evidências parecem apontar para o fato de que a origem linguística é única e que processos culturais e padronização geográfica são essenciais para entender a evolução da linguagem.

De qualquer forma, as distintas linguagens não necessariamente surgiram de apenas uma linguagem ancestral. A capacidade para a linguagem parece estar presente em primatas não-humanos, assim como indícios de diferenciação cultural entre populações. Origem independente e fluxo cultural podem ter dominado o inicio da história da comunicação linguística humana.

8) Porque cidades surgiram subitamente por todo o mundo entre 3000 e 1000 AC?

Até onde sei, 2000 mil anos não é "súbito", principalmente em termos de história humana. De qualquer forma, eu não sei se isso é verdade. Até onde sei, as primeiras cidades datam de até 7500 AC (Eridu - 5400AC; Uruk- 4000AC; Ur- <3000AC; Çatalhöyük-7500AC), o que é consistente com a idea de que a construção de ocupações mais permanentes e do estabelecimento de grandes áreas agricultáveis só foram possíveis com o aumento da temperatura após o ótimo climático do Holoceno.

9) Como é possível a existência de pensamento independente em um mundo governado por acaso e necessidade?

O que essa pergunta quer dizer exatamente, eu não tenho certeza. Saunder parece querer insinuar que necessidade implicam em ausência de escolha e que acaso implica em acausalidade e que pensamento independente (presumidamente livre-arbítrio) ocorre. Porém se minha interpretação está correta, essa pergunta é igual a uma que veem a seguir (explicitamente sobre livre-arbitrio).

Acho que nesse momento não é possivel responder a pergunta sem entender exatamente o que "pensamento independente" é.

10) Como explicamos a auto-consciência?*

Provavelmente como uma função superior de um cérebro complexo e modular, surgido através de evolução. Até onde sabemos, autoconsciência ("self-awareness") está presente não apenas em humanos, chimpanzés, orangotangos e até alguns macacos. Apesar disso indicar que existe uma origem evolutiva comum para a consciência, nem todos grandes primatas apresentam a capacidade de auto-reconhecimento (usado como indicio de consciência), o que sugere que as bases para a consciência podem estar presentes em diversos graus em diferentes linhagens de primatas, mas as condições específicas para o seu surgimento possam envolver mais fatores, como capacidade de aprendizado, por exemplo.

11) Como o livre-arbítrio é possível em um mundo determinista?

A resposta é fácil: ele não é. Ou ao menos o livre-arbítrio libertario. Agora, se formos usar a definição de livre-arbítrio compatibilista, pela própria definição, o livre-arbítrio seria compatível com determinismo (não que eu entenda o ponto do livre-arbítrio compatibilista como sendo um tópico para discussão).

12) Como explicamos a consciência?*

Sabemos que pessoas com lesões cerebrais tem capacidades de raciocínio moral modificadas ou prejudicadas, como no famoso caso do Phineas Gage. Ou seja, a capacidade de pensamento moral são contingente em características estruturais de nosso cérebro. Curiosamente, muitas características típicas do comportamento de culpa estão presentes em outros animais sociais , e são usados como reforço de relações sociais e para minimizar os efeitos das transgressões contra parceiros de grupo, o que estabelece um continuo natural entre o comportamento visto nesses animais e o nosso comportamento moral.

13) Qual é a base de nossos julgamentos morais?

Nossas vontades, nossa capacidade de empatia e, sobretudo, razão. Não é nada mágico se você para pensar. Todos nós queremos coisas e sentimos obrigações morais para com outros membros de nosso grupo social. Não apenas isso, tais coisas que queremos normalmente são realizadas por intermédio da sociedade (que seja comprar uma Ferrari, afinal, você não tem uma manufatura de Ferraris no seu quintal), o que torna a transformação da sociedade um instrumento essencial para que possamos conseguir essas coisas. Claro, outros membros de nossa sociedade despertam nossa empatia, mas também nosso medo, é isso que significa ser parte de uma espécie de animais sociais. Sendo assim, regras gerais de conduta são estabelecidas para um convívio social menos tenso. 

Na minha opinião, a regra de ouro continua sendo o melhor ideal de conduta social, porém isso nem sempre leva em conta o fato de que os outros membros da sociedade podem ser cretinos e simplesmente fazer com você exatamente o que não querem que seja feito com eles.

14) Porque sofrimento importa?

Bom, ele não importa, ao menos para a grande maioria do universo. Ele importa para nós. O porque disso decorre, como falei acima, de nossa natureza (como um animal) social e nossos desejos para uma sociedade melhor (que está implícito em nossa busca por coisas boas). Nesse tipo de sistema, sofrimento é um indicativo relativamente forte de que as coisas andam mal e que, se um numero grande de pessoas sofrem no seu convívio social, é bem provável que você venha a sofrer também. 

15) Porque seres humanos importam?

De novo, eles importam para nós, que somos humanos pelos mesmos motivos colocados acima. Nós vivemos em um meio social: sem isso, até o mais desfavorecido dos seres humanos seria apenas um louco no meio do mato sem a capacidade de articular um pensamento coerente, se muito. Até em nossos estados mais primitivos nós dependíamos de nosso bando. Ou seja, imaginar um ser humano isolado do resto de seu convívio social é quase como remover do sistema qualquer pessoa que possa vir a se importar com algo.

16) Porque ligar para justiça?

Porque ela faz parte de uma sociedade funcional onde é possível (ao menos em tese) conseguir as coisas que desejamos, através da transformação da sociedade, como já coloquei. A justiça é o mecanismo que tenta impedir que cretinos (ou sociopatas) sejam cretinos.

Porém se a palavra justiça está relacionada à "retribuição", então a resposta é que devemos ligar para ela porque algumas pessoas precisam disso para fazer algum tipo de racionalização de injustiças cometidas contra elas ou contra entes queridos. Retribuição, na forma de punição estatal, parece apenas funcionar como um dispositivo de coesão social, nesse sentido. Minha opinião é que, na maioria dos casos, não precisamos deles.

17) Como explicamos a quase universal crença no supernatural?

Através de predisposição cognitiva humana à pensamento teleológico e intencional (referencias aquiaqui e aqui). O que isso significa é que nós temos uma capacidade inata de reconhecer propósito e intencionalidade na natureza, mesmo quando essa não existe. Tal predisposição é independente de nossa bagagem cultural (principalmente por estar presente antes de que qualquer aprendizado expressivo ocorra), o que significa que não é religião que a perpetua, mas que ela é um dos mecanismos através da qual nossas crenças supernaturais se expressam. Tais mecanismos parecem ser exatamente os mesmos por trás do reconhecimento de design na natureza. Tais predisposições inatas parecem correlacionar negativamente com o nível de instrução até mesmo em idades pouco avançadas, sendo substituídas aos poucos por raciocínio mediado por regras (aprendidas). Não tão espantosamente, parece haver uma influencia negativa de religiosidade em grau de escolaridade científica.

18) Como sabemos que o supernatural não existe?

Eu não sei se tal pergunta sequer faz sentido. Em quase qualquer definição de "supernatural" que eu consiga conceber, a detecção dele implicaria que tal coisa que foi detectada não é supernatural, apenas desconhecida. Se o supernatural "real" existe de fato, ele não é apenas indetectável, como também não influencia nada em nossa realidade. Ou seja, o supernatural pode existir de forma que não ajude em nada o argumento teísta.

19) Como podemos saber se existe uma existência consciente após a morte?

Da forma que vejo, através de ciência. Afinal, basta descobrir um procedimento pelo qual nossa mente pode ser transmitida através de algum tipo de meio para tal tipo de existência. Existe um pequeno porém ai: sabemos que nossa mente é uma função fisiológica de nossos sistema nervoso central, que é amplamente influenciada não apenas pela conformação específica de sinapses de cada cérebro individual, assim como outros sistemas do nosso corpo. O que entendemos por "mente" é um aspecto de nosso corpo físico. Tal aspecto poderia ser transmitido para esse outro meio (não vejo nenhum tipo de impossibilidade lógica em isso acontecer), porém isso me parece que envolveria algum tipo de transferência de massa/energia para esse outro sistema (afinal, nossas mentes são materiais). E mesmo assim, não vejo como isso necessariamente implicaria em "consciência". Afinal, a mente age através do corpo, e remover um aspecto apenas e dizer que aquilo apresenta as mesmas propriedades que o todo possuía (pelo menos a propriedade que nos importa) não me parece muito justificado. Seria como fazer um backup de um GPS de um carro e ainda assim achar que o seu pendrive pode te levar até Ubatuba.

20) Como explicar a tumba vazia, as aparições de Jesus após a morte e o crescimento da Igreja?

Eu não estou sequer convencido que Jesus realmente foi uma pessoa real (como acho que deixei a entender nesse post). A tumba vazia, assim como as aparições podem ser explicadas por qualquer outro mecanismo que gerou outros mitos equivalentes. Mesmo um cristão pode entender isso, a não ser que ele também aceite a ressurreição de Hercules, Apolônio de Tiana, Julio Cesar ou, em um exemplo mais recente, Elvis Presley. De forma equivalente, o crescimento da Igreja cristã pode ser explicado igualmente pelo mesmo processo que promoveu o crescimento de outras igrejas que apresentaram uma rápida expansão como o Islã.

Ou seja, a não ser que alguém advogue algum tipo extremo de sincretismo religioso (todas as religiões são verdadeiras ao mesmo tempo), todos nós vamos usar argumentos similares e naturalistas para explicar qualquer um desses fenômenos.


*Autoconsciência é do original "self-awareness" e consciência é do original "conscience". Apesar de ambos serem traduzidos como "consciência", o significado (pelo contexto e pelas discussões) parecia ser diferente: 1) capacidade de introspeção e de se reconhecer como aparte de outros e do meio e 2) guia moral interno, para autoconsciência e consciência, respectivamente.

------------------------------------------

Nota: Peter Saunder já respondeu 6 perguntas, tentando mostrar como o teísmo faz um trabalho melhor em responder essas perguntas. Ele reiterou que não sabemos a resposta (o que é conveniente, quando você ignora ela), logo Jesus.


146 comentários:

Parabéns pelo post. Só acho que muitas perguntas estão descartando a capacidade criadora do acaso, o RNA é um exemplo claro disso: surgiu ao acaso de uma reação química e "acabou" retendo informação genética posteriormente.
O andar do bêbado é uma ótima fonte que exemplifica a força criadora do acaso.

1) A resposta de Krauss só resolveria uma parte mínima do quebra-cabeças. O mais importante, as próprias leis físicas, não é explicado.
2) O ajuste fino vai muito além disso. Podemos atribuir estatísticas referentes a constantes mesmo quando elas são geradas de maneira determinística. Vide "ponto de Feynman". Acredito fortemente que apenas um modelo antrópico pode resolver esse problema.
10) Eu sempre penso que essa resposta explica a consciência para todos os seres vivos, exceto eu. Na verdade explicaria todas as minhas ações. Inclusive por que eu ajo como se tivesse consciência, mas não explica por que eu, de fato, tenho consciência.

O Saunder já foi dilacerado no próprio blog.

17) Em relação a influência negativa da religiosidade, o estudo que você referenciou é quantitativo, em relação a um objetivo que só pode ser avaliado de forma qualitativa, e mesmo assim arbritária. Segue a mesma lógica de avaliação acadêmica baseada em citações e não no conteúdo. Eu sou contra estes tipos de estudos, assim como o feito por Greg Graffin "Is Belief in God Good, Bad, or Irrelevant?" com Preston Jones (2006), pois é um estudo que deixa claro que a posição ideológica torna o ponto de vista do examinador tendencioso e compromete a qualidade científica do trabalho. Acredito na evolução e acima de tudo no respeito, para que as outras pessoas possam desenvolver um pensamento crítico, sem ataques desnecessários e na maioria das vezes precipitados, como por sinal foi o de Peter Saunder.

Olha, sou ateu porque não acho logico que um ser como Deus - perfeito e, portanto, bom, inteligente, amoroso e todas as virtudes - tenha criado uma realidade onde os seres vivos sofrem em maior ou menor grau.

Afinal, não ha ética - e, pois, ausência de bondade - em se criar seres falhos, sabendo os obstáculos que eles terão que enfrentar; como a fome, sede, doenças, guerras, etc. Enfim, sou ateu pelo paradoxo de Epicuro.

Deus das lacunas!
O fato de não haver resposta para algumas dessas perguntas, só prova que somos ignorantes perante elas. Tentar explicar uma complexidade improvável com algo ainda mais complexo e improvável, é não explicar nada.
Muito legal você usar alguns questionamentos em que a ausência de resposta sobre algo é usada INOCENTEMENTE como "prova" da existência de Deus.

Cara, as perguntas precisam ser atualizadas. O camarada que as formulou não tinha muita cultura científica. Acho que deve ter surtado lendo reportagens em mídias pouco confiáveis. Acredito que um bom começo para os dias de hoje é mudar o foco, parar de ver a Bíblia como um livro sagrado e sim como história científica. Acho que assim dá mais certo. Compare os dizeres dela com as histórias do povo Sumério, por exemplo.

um físico, um biólogo, um químico, um filosofo, um teólogo...
todos respondem com perfeita precisão.
isto é ciência.
ser ateu é não ter crença.
onde esta perguntas criam dificuldades a um ateu?
eu não creio em deus e esta perguntas não tem nada a ver com nada.
agora eu pergunto:
1. Quem foi ao sepulcro de Jesus logo após sua suposta ressurreição? Uma mulher... (Jo 20:1)” duas mulheres ... (Mt 1:16)três mulheres... (Mc 16:1-2ou várias mulheres? (Lc 23:54-55; 24:1; 24:10
2. Como se tomou conhecimento da suposta ressureição de Cristo?
Jesus estava lá quando as mulheres chegaram e saiu ao encontro delas...: (Mt 28:9) "De repente Jesus lhes saiu ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram."
ou elas entraram no sepulcro e foram avisadas por um anjo da ressurreição? (Mc 16:5-6).
o "santo império romano" forjou lendas... (diga aos judeus sobre jesus. leia a Tanach e leia o velho testamento e vejam as aberrações cometidas.
a ciência possui teses, teorias, leis

Edudardo, apesar de concordar com vc sobre a explicacao sobre ateu e inclusive concordo q as duvidas aqui postadas nao sao para confundir ninguem, menos ainda um ateu... suas citacoes biblicas nao tem fundamento e reconhecimento historico, a biblia nao é um considerado um livro q represente algo verdadeiro na historia

Entao, as perguntas ainda continuam sem respostas

Se Deus não existe, então você não sabe o que é AMOR.

Adriano: "a biblia nao é um considerado um livro q represente algo verdadeiro na historia"

Você esta meio desinformado sobre arqueologia, geologia e outras ciências que já estão revelando a veracidade da Bíblia. Conferir:
http://verdadeurgente.blogspot.com.br/2013/12/exodo-fatos-comprovados.html

Se todos os deuses já descritos pelo ser humano são improváveis, principalmente por não serem detectáveis, por que ficar respondendo perguntas que ainda não temos respostas concretas, a melhor resposta é que o O ônus da prova é de quem afirma a existência, e não de quem afirma inexistência, por tanto, prove que eu passo a acreditar no seu deus.

sei historia da minha familia com fatos concreto por que ums morre mais fica outros pra ir contando a historia ate com exemplos concreto e nem e difatos tão grandiosos como oq ja vi escrito q jesus fez não tem nem uma prova q realmente ele fez tanta coisa e si ele fez tanta coisa assim ate ressuscito e q pra mim e um dos milagres mais grande e porque mesmo aqueles q supostamente virão ainda tinha duvida em relação a ele a ponto de um deles ate trai

Nós, seres humanos, somos como crianças que brincam com seus brinquedos no chão da sala. Nossa mente é muito limitada e nem nos damos conta disso.
Sempre haverá uma grande discussão entre a existência de um Deus que criou o universo ou apenas uma grande consequência evolutiva de uma grande explosão nos primórdios do universo.Independente de qual lado esteja certo, sempre haverá lacunas para ambos os lados que jamais poderão ser respondidas.
Eu considerei que ambas teorias sejam verdadeiros e analisei qual seria a melhor a ser seguida, vejamos:
Se Deus realmente não existe, então o universo foi fruto de uma grande explosão e eu sou consequência de uma evolução cósmica, mas quando eu morrer o meu corpo irá decompor-se e minha consciência desaparecerá e não restará nada mais para mim. fim de jogo.
Agora:
Se Deus existe, então fui criado a sua imagem e semelhança e posto nesta terra. Muitos mistérios serão inexplicáveis para mim e no final eu também irei morrer, mas isso será apenas uma passagem para uma dimensão chamada celestial e lá o espírito que habita em mim terá uma vida que será eterna.

Se eu escolher a primeira opção e ela for verdadeira eu vou viver uma normal e no final eu vou morrer e acabou.
Se eu escolher a primeira opção e ela for errada eu vou viver uma normal e no final eu vou morrer e descobrir que eu estava errado e acabou para mim de qualquer jeito.
Se eu escolher a segunda opção e ela estiver errada eu vou viver uma vida normal e não vou ter tempo de me decepcionar com a minha escolha.
Se eu escolhe a segunda opção e ela estiver certa, vou lamentar por aqueles que optaram em não acreditar e vou ter uma vida após esta.
Me diga você: Qual dessas duas opções é a melhor a ser seguida?
Eu decidi acreditar em Deus.
Se eu estiver errado vou ter o mesmo fim que todos os que não acreditaram em Deus.
Se eu estiver certo Vou viver após essa vida e lamentarei pelos meus irmão que descobriram, depois da morte, que estavam errados.
Antes que me critiquem, taxando-me de leigo, deixo o meu currículo:
Graduação: Física e matemática pela UFRJ
Mestrado: Física com foco em astrofísica pela UFRJ.
Doutor pela UFRJ.

Não sou ninguém mas,

vou da minha versão do fatos: Acredito que a evolução foi um processo "startado" por um raça alienígena (deus?* leia mais embaixo), penso isso pq tudo na evolução faz sentido, menos o surgimento de DNA.

* Aos teístas e curiosos.

Eu: Vc acredita em Deus?
Teísta: Sim.
Eu: Deus vive aonde?
Teísta: no "Céu".?
Eu: O Céu fica no planeta Terra ?
Teísta: Não
Eu: O Céu fica "fora" do planeta Terra?
Teísta: Sim.
Eu: Concorda que o Céu aonde Deus vive fica Extra-Terra
Teísta: Sim
Eu: Pois bem, Deus é o primeiro Extra-terrestre que 95% da população mundial acredita.

De onde vieram os ETs que iniciaram o processo evolucionário na Terra? Não sei, mas não foi nenhum deus mágico, disso tenho certeza.

A verdade na verdade é que Lúcifer está enganando todos vocês. Tentando esconder Deus dos seus olhos. Se pra vocês Deus não existe então de onde veio a consciência e pensamentos próprios de vocês? veio desse tal big-bang? kkkkk, faça-me um favor. Não pensem que nasceram antes de Deus para ficarem dizendo de onde Ele veio, e sim Ele é antes de vocês.

Bem.. Paulo disse claramente inspirado pelo Espirito Santo, que..." O deus deste século ( lucifer ) cegou o ENTENDIMENTO daqueles QUE NÃO CREEM para que não resplandeça (ou não vejam) a gloria do Evangelho de Cristo (que é a verdade) assim a humanidade continua a acreditar na mentira da teoria da evolução caminhando a passos largos para o inferno... este é que é o seu grande propósito... um dia tudo o que está em oculto será revelado e então será tarde demais para alguns que pensam que são donos ou possuidores da verdade.
"Demais, filho meu atenta; não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. De tudo o que se tem ouvido, a suma é; Teme a DEUS e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque DEUS há de trazer a juízo as obras dos homens ,até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más." ECL 12:12-14 (O Rei Salomão)

Se acontece algo de bom, foi Deus, Ruim o Demonio..Porra o ser humano tem que tomar vergonha na cara.Pata com isso, vamos viver seja respinsavel pelos seu atos, seja ele bom ou ruim...

Tem crente que tem medo de morrer, pede pela saude, se morrer nao vai p ceu..ver o salvador ha tal vida eterna...

Deus é sagrado claro que ele existe, acredite quem quiser.

Se a ciencia nao respondeu a religiao responde de uma forma logica? Conto de fadas? Um cara que existia sem memso existir a propria existencia? Fala serio.. ^^ deus existe? Provas? Uma familia do meu bairro toda "TODA" eram acreditavam em deus. Todos iam a igreja. Amavam deus acima de si mesmo. O salario do homem quase todo ia pra por** da igreja. Um dia ele chegou. Tinha dois homens la dentro... Espancaram ele ate a morte. Estruparam a mulher. Filha. Irma. E deus existe? Onde tava esse egoista? Claro ne deixou o próprio filho morrer na cruz e pq se importar com uma unica familia? Ele ficou vendo aquela tragedia de braços cruzados e rindo. Se deus existe e um egoista. Deus pode ate existir. Mais nos abandonou e nao ta nem ai. Nos somos igual crianca temos que ser corrigidos. Onde ete tava na primeira guerra e segunda guerra? Onde ele ta? A africa ta desabando por causa do ebola. Se tudo ele criou porque criar uma doenca que mata seus próprios "filhos" porque nao cura e acaba com as doencas que ele memso criou? Se criou adao e eva de onde apareceu aquela cobrinha sapeca? Porque o "capeta" vive fazendo o mal entre nos e ele so olhando? Porque ele nao o eliminou em vez de jogar na terra pra matar seus filhos? Se eva veio da costela de adao obvio que eram irmaos. Como irmaos conseguem ter filhos? Genetica fica onde? Filho entre irmaos nascem DEFICIENTES. Eu respondo tudo isso. Deus nao existe. A maior invencao da humanidade foi deus. Algo pra acredifar e nao ficar com mente vazia. Se vc e cristao pesquisa no youtube.. Deepweb. O lugar onde tem pornografia ilegal. Trafico de pessoas e coisas piores. Porque deus permite que pessoas boas sejam pegas por malignos???

Respondam.

1- "A principio nao existia nada alem das trevas" quem garante que deus em si nao e o pai das trevas. E se nada existia como ele existia ond n existia realidade?

2- se deus existe pq criastes doencas que matam seus proprios filhos?

3-se ele nos ama pq se descumprir uma das regras nos mandara pro inferno pra sofrer eternamente?

4-como "irmaos" adao e ev tiveram filhos? Se vc e cristao transe com sua irma e tenha filho pra ver como ele nasce. "deficiente"

5-Se ele existe pq nao nos salva de nos mesmos? Prefere ver agente morrer?

6- se nos ama porque nao elimina as pessoas do mal? Porque deixa ele entre nos que so fazemos o bem? "

Se alguem se atrever a responder vai falar falar e nao responder.

ateus existem porque na propria escola ja nos faz assim. Nos dao duvidas e ao perguntar de mae ou pai. Ate padres. Nao respondem de uma forma logica.. E nosso intelectual nao aceita aquilo e gera mais duvidas. Porque antes os homens mais inteligentes muitos nao acreditavam em deus? E porque eram inteligente? Porque seu intelectual nao acreditou aquilo e eles se superaram porque nao ficaram presos em uma fantasia.

Alguem inteligente nesse blog. Boa

E se vcs tiverem sendo enganado? Se lucifer nao for o que fique no inferno mais sim no ceu? E se for propaganda enganosa?

Parte delas são do campo físico/químico, e bem como sabemos as ciências evoluíram incomparavelmente e permitiram um nível de compreensão sobre o mundo e o universo apenas nos últimos 60 anos, permitindo mais conhecimento e compreensão do que nos cercam do que as crenças aos quais as religiões se limitam, lembrando, que as explicações sobre a criação são as mesmas desde mais de 2000 anos atrás, sendo que a ciência tendo seu caráter empírico natural de definição está sujeito a erros, as explicações imutáveis e irracionais da religião não estão!? Considerando também que tais explicações sobre nosso mundo vem de escrituras antigas, feitas pelo homem, escritas por uma mente humana em épocas em que tais mentes não possuíam a compreensão que temos hoje sendo impossível desassociar os conteúdos à opinião individual do escritor. Como a própria bíblia, escrita por 12 discípulos e cada um com a interpretação do que lhes foi ensinado e aparentemente aquilo que os chamou mais a atenção. Mais do que isso, os fundamentos religiosos que circundam a criação e sua origem, são imutáveis, embora tenham sido escritos em outra época, com outra linguística, outra forma de colocação, outras expressões e uma literatura e forma de passagem de conteúdo diferente, sendo, até mesmo pelas mentes mais estúpidas, óbvio o erro que se tem de usar os textos com uma interpretação literal sendo que nem mesmo na época tais escritas eram usadas exatamente como histórias e contos para facilitar a compreensão e a concepção moral, objeto de procura com tais escritas. O homem veio do barro!? uma serpente que fala!? Uma fruta que detém todo o conhecimento sobre bem e mal!? Quais são as respostas que podem ser respondidas com tais informações!?

A ciência contemporânea é nova e acabou de nascer e mesmo sendo tão jovem respondeu e mudou o conhecimento do mundo em que tínhamos. O mundo não é plano como a Igreja dizia. A Terra não é o centro do universo. Nós não viemos do barro e evoluímos, discuta isso com as evidências encontradas que provam irrefutavelmente isso. Doenças não são vontades de Deus, elas são decorrentes a fragilidade da espécie e o impacto que o meio causa. Lembre-se: a Igreja Católica existiu nos séculos X ao XXI e durante esse período houve momentos, como a Inquisição de perseguição àqueles que detinham um conhecimento diferenciado, como bruxas que nada mais eram que curandeiras por conhecerem ervas plantas e frutos e seus efeitos nos homens. Até o século passado víamos a ignorância do homem e suas crenças inflamarem a sociedade contra a ciência, até mesmo contra ela mesma como vemos ao longo da história por crenças do gênero.

De tempo ao tempo e de uma vez por todas pare de provocar e tentar continuar com conflitos sem sentido entre ateístas e teístas. Crenças, não se passam disso. Suas crenças não são compreendidas por ateístas e muito menos o inverso por se basearem em ignorância e incontestação, ferramenta obrigatória para a manter-se informado. A ciência ja possui ótimas teorias acerca dessas questões, e muitas delas já possuem respostas principalmente às que residem as questões no campo filosófico e histórico. As que tratam acerca da auto-consciencia, consciência, livre-arbítrio, são questões já tratadas em inúmero trabalhos filosóficos e melhor que isso, são considerados é claro, pela própria natureza da questão tratados em trabalhos de psicologia, psiquiatria e neurologia. Sobre a diversidade de línguas, isso é óbvio, quase cômico se tentar levantar essa questão por que só demonstra a ignorância sobre o assunto e falta de interesse em aprender mais o fato de inúmeras civilizações surgirem no mesmo período!? Estude sobre as bases da sociedade e conceitos sociológicos de de Ciência Política e você vera que as civilizações surgiram com a ascensão do Estado e por causa de suas bases eles foram levantadas (independentemente do Estado, sendo ele uma pequena tribo, para os ignorantes a simples concepção de um líder já define o nascimento do Estado) para controle econômico, de produção, sobrevivência e manutenção do agrupamento demográfico. E pela lógica percebemos: se existirem um casal espalhado por cada canto do mundo, aqueles que sobreviverem não garantiram um crescimento demográfico semelhante!? Desde o surgimento do homem, não permitiria uma variação de tal crescimento suficiente pra permitir uma diferença de 2000 anos no nascimento da necessidade de um agrupamento demográfico regido por um Estado mais forte!?

Cadeias de enzimas complexamente irredutíveis impedindo a concepção de uma evolução genética!? Aonde você pesquisou isso garoto!? A própria mutação genética é vista ao longo de uma vida, de um homem, gerando tumores cancerígenos ou não e mais do que isso, vemos ao longo da história o agravamento dessa condição e fraqueza biológica pela radiação, moléculas com energia radioativa capazes de alterar e quebrar essas ligações complexamente irredutíveis ao qual você erroneamente se referiu.

Muitas questões ja foram respondidas e as mais fundamentais a ciência contemporânea com suas poucas décadas de vida buscam e se aproximam da resposta por conterem as maiores mentes que já tocaram a terra. Procure saber sobre a as teorias quânticas e perceberá sua falha ao afirmar isso.

O universo é racional!? Sua confusão consiste no próprio conceito de criação. Para toda criação do homem à a necessidade de uma lógica por trás, a lógica consistindo-se no objetivo, no sentido, e na criação. Um computador criado para o uso do homem possui o objetivo, o sentido, e a lógica, a engenharia da computação necessária para concebe-lo. O ser humano é lógico, ele usa a lógica para criar algo, a questão é: não será ele que incapaz de gerar em sua mente a idéia de que algo não foi criado e sua lógica natural nada mais do que o que o homem enxerga nele!? Ou seja, a lógica que vemos por trás do mundo é apenas a nossa lógica, a nossa concepção, nós, seres humanos procurando a explicação do mundo e forma como ele funciona, e irrefutavelmente somos incapazes de acreditar que essa lógica não possui origem!? Ou seja, a lógica que vemos é a nossa procura, portanto é o que encontramos, e como nós só concebemos a existência de algo pela criação, e só concebemos a criação de algo pela razão, não será a racionalidade que enxergamos a única justificativa e evidência de uma origem criativa, que alguém criou, incapacitando-se de entender e talvez conceber uma idéia de que a lógica que encontramos é a própria natureza das coisas e sua própria origem, não sendo racional, sendo como as puramente são. Nós criamos a lógica, nós enxergamos a criação como algo lógico, mas a "criação"veio antes de nós e nossa concepção de lógica só se permite com a a forma que o universo funciona e a realidade que vivemos. Se o universo fosse outro, se as regras fossem outras, se o universo fosse outro, o homem não acharia uma lógica por trás!? E essa lógica não seria diferente da que conhecemos hoje!? A matemática e as regras que à regem não seriam distintas das que foram criadas até então!? Até mesmo o 2+2 seria 4!? A lógica só é permitida pela realidade, portanto a lógica nada mais é do que a representação da realidade, sendo ela qual for, não haveria uma razão!?

Sua confusão em haver dificuldade de sua resposta é pela ilusão que teístas possuem da fragilidade de teorias cientificas. Por serem teorias e humildemente se subjugarem-se à falhas e contestações vocês acreditam que a ciência não possui e não permite-se explicar as coisas de forma definitiva. A ciência não fundamenta-se na fé, a verdade absoluta é um dogma, e dogmas pertencem à Igreja. Se ela não fundamenta-se na fé ela não se cegará para uma verdade e não será complacente com a ignorância e negligente com verdades lógicas. O fundamento da ciência é a verdade contestável, única forma de se garantir uma explicação e permitir sempre sua evolução. Por esse fato e apenas por ele que a ciência já respondeu grande partes das perguntas que você fez e caminha para a resposta das perguntas seguintes, no caso, das perguntas fundamentais. Lembrando: se a ciência, mesmo com a comprovação, está sujeita a enganos e erros, o que garanti que as explicações sobre o mundo realizadas a mais de 2000 anos atras por povos sem o conhecimento que possuímos hoje não está sujeita ao erro!?

Então te pergunto: Com mais de milênios de existência, o que concebem e explicam sobre o mundo e quais das suas perguntas suas concepções de mundo e realidade baseadas em dogmas podem responder!? E o até onde podem responder de forma concisa, lógica (como você mesmo disse, a criação é lógica) e completa!?

Pense, aprenda antes de se referir a ateístas, por que eles diferente de você não são cegos e pare de comparar ambos, suas crenças e afins. São crenças, todos temos direitos de ter a nossa, respeite-as, e nós respeitaremos a opção que fizeram de cegar-se ao mundo e abraçar por completo a ignorância. Essa guerra entre ateístas e teístas é desnecessária e não levará a lugar nenhuma, enquanto nós procuramos a verdade, vocês se contentam com uma verdade erroneamente imutável, ultrapassada, primitiva e nem ao menos são capazes de enxergar isso por que não possui consciência sobre a necessidade de uma contextualização histórico-cultural de escrituras antigas dando margem ao fundamentalismo. E enquanto procuramos a verdade vocês insistem em impor as explicações imutáveis do mundo a nós, fazendo parecer que tem medo do progresso que temos, e querem proteger suas crenças que cada vez mais e desestituida de sentido e verdade ao longo dos anos. Não queremos destruir suas crenças, queremos entender o mundo que vivemos, se suas crenças morrerem quando chegarmos nas respostas então suas fés são fracas e não será nossa culpa isso acontecer.

Marcus Martins, não seja ignorante; você justifica sua opção religiosa, ateísta, por ser capaz de gerar dúvidas que só podem ser respondidas como mínimo de racionalidade, sendo incapaz de compreender a fé em paradigmas estáticos, imutáveis e injustificáveis. Mas em suas afirmações você foi incapaz de usá-la ao passo que usou argumentos irracionais para argumentar contra a existência de Deus.

A concepção de Deus é em si, dado os conhecimento que temos sobre o universo, impossível de se compreender devido à complexidade do universo e a necessidade de criar no mundo das idéias uma concepção que cause a Criação. Então se ele existe a última coisa que deve ser feito é atribuir características humanas porque acredite, se ele existe ele é obviamente MUITO longe disso afinal como você mesmo disse ele existe antes mesmo da existência, mas você se esqueceu de dizer: ele existiu antes mesmo do Tempo e Espaço. Egoísmo!? Amor!? Qualquer característica que você o atribua não passa de concepções humanas possibilitada pelas experiências humanas e reações fisiológicas em nosso corpo. Nem mesmo somos capazes de compreender o universo que nos cercam imagine compreender a existência de um criador. Sabendo da evolução que o homem fez sobre o conhecimento do universo não conseguimos nem mesmo compreender a complexidade do espaço/tempo, partículas quânticas como Bóson de Higgs e nem mesmo compreender as teorias de várias dimensões, lembrando que uma delas trabalha com a idéia de que uma das dimensões é a constante temporal unificada, ou seja, passado, presente e futuro juntos em comunhão. Consegue conceber algo tão complexo do que isso!? Obviamente não pois nossas mentes possuem limites de abstração. Não conseguimos conceber algo além de nós mesmos. Você só consegue entender a lógica que rege um computador e como ele foi contraído quando você entende a criação, o computador.

Porque Deus criou doenças!? Pressupondo sua existência, e sabendo que a natureza, em todo seu estado, desde ambientes inóspitos e impossíveis de conceber qualquer tipo de vida como o vácuo, que em si é regido pela regra da natureza primordial de Tempo/Espaço e se submete a regras comuns ao resto do universo como a gravidade, o equilíbrio em organizações complexas como ecossistemas é visto como por exemplo a necessidade ambientes com particularidades que possibilitem a vida complexa e variedade de vida: gravidade, luz, radioatividade, campos eletromagnéticos, concentrações atmosféricas como oxigênio, carbono e etc. Então vamos para as primeiras perguntas: Como Deus criou as doenças!? Da mesma forma que das outras, variação de vidas, microorganismos e diferenciação de ambientes.

A segunda pergunta: Porque ele criou doenças!? Para responder à esta pergunta outras duas perguntas precisam ser formuladas: O que é uma doença!? Nós identificamos como doenças aquilo que desequilibra nossas funções naturais e pode causar nosso mal-estar e nossa morte. Bem o que nos difere de doenças!? Nós criamos animais para o abate, comemos carne de outros animais, vivemos uma relação viral com outras espécies, criamos e destruímos e ao longo dos anos caminhamos não para a destruição do planeta mas para a extinção de nosso ecossistema e da destruição de fauna e flora existente neles. A segunda pergunta é: Porque submetemos outras espécies a essa interrelação!? Para sobrevivermos, nos adaptarmos, porque para um crescimento demográfico como o nosso precisamos de um aumento de produtividade, uma variação nas produções de produtos subsidiários, e porque não podemos depender ao acaso e nos submetermos a situações como caças tornando-os dependentes dessas atividades para a manutenção de nossa vida.

Então tendo em vista essas respostas reformulamos a pergunta que queríamos responder "Porque ele criou doenças!?” para: Porque Deus criou um organismo capaz de se torna uma bactéria ou um vírus danoso à nós!? Porque não somos a única vida no planeta e como todas as vidas existentes se submetem a existência propriamente dita portanto a possibilidade de extinção que isso não aconteça a adaptação, por isso a capacidade de viver e em organismos como os nossos, de usar proteínas de nossos corpos para garantir sua sobrevivência.

Mas ai vem a pergunta final: Porque criastes doenças que matam seus próprios filhos!? Veja a história da humanidade e as epidemias que assolaram nossa espécie: Peste Negra com 50 milhões de mortos na Europa e na Ásia entre 1333 a 1351; A Cólera causou centenas de milhares de mortos em sua primeira epidemia em 1817 a 1824; Tuberculose acarretou em 1 bilhão de mortos em 1850 a 1950, Varíola com 300 milhões de mortos entre 1896 a 1980; a Gripe Espanhola devastou 20 milhões de vidas entre 1918 a 1919, apenas um ano de epidemia; Febre Amarela, apenas na Etiópia, causou morte de 1960 a 1962: O Sarampo tinha uma cota até 1963 de 6 milhões de mortes por ano enquanto a Malária tinha até 1980 seus 3 milhões de mortos por ano. Todas estas doenças possuíram tratamentos com base em antibióticos, anti-virais e vacinas barrando a propagação dessas doenças e algumas delas foram extinguidas nos países mais desenvolvidos do mundo e aqueles com as melhores estruturas sociais.

Qual foi o efeito da dizimação dessas doenças!? Sem essas doenças e os métodos de prevenção à elas a espécie humana povoou o mundo e o cobriu com seu código genético, por causa disso temos no mundo 7 bilhões de pessoas. A taxa máxima aproximada estabelecida de humanos para a sustentabilidade dos ecossistemas do planeta é de 3 bilhões de seres humanos. Mais do que isso vemos o que está acontecendo agora. Longos períodos de seca, recursos humanos sendo consumidos e se tornando escassos, nesta velocidade o petróleo e a água potável advinda dos lençóis freáticos secaram, alta taxa de emissão de gás carbônico na atmosfera causando o efeito estufa, o derretimento das calotas polares que ao contrário do que se pensam não causaram os estragos advindos do aumento do nível do mar mas sim serão a extinção da fauna dessas regiões, o crescimento demográfico concentrado em algumas regiões somado com sua cultura (geralmente tribais ou relativamente sem educação) tem feito o homem explorar certas espécies buscando alimento arriscando as espécies a entrar em extinção devido o desconhecimento sobre o assunto. Exploração de terras repletas de diversidade biológicas como a Amazônia para a ocupação de terra e aumento de produção para nosso atendimento. A espécie humana tem crescido a níveis preocupantes e já ultrapassou a taxa demográfica de equilíbrio estipulada. Após isso criamos nosso mundo enquanto destruímos o resto dele. Destruímos nosso mundo aos poucos e aceitamos isso.

Essas doenças surgiram exatamente pela diversidade genética e crescimento demográfico, quanto maior for o número de pessoas, maior é o risco de exposição à partículas protéicas (vírus e príons) e à organismos, portanto maior é a chance de encontrarem um corpo que seja capaz, devido a fragilidade sistêmica (por isso é mais comum em cidades urbanas como no século 19 onde não haviam sistemas de esgoto adequado entre outras coisas que aumentavam a resistência do organismo e se apossavam de pessoas [geralmente mais pobres] que não possuíam meios biológicos pra combate-los), de suportar uma variação da bactéria causando-nos doenças e assim permitindo seu desenvolvimento a organismos mais agressivos. Porquê essas doenças surgem!? Por causa do crescimento demográfico acelerado. Se os seres humanos não tivessem criado meios de controle dessas doenças apenas haveria uma dizimação de nossa espécie e sobrariam apenas aqueles com imunidade (lembre-se da ocupação de Portugal aqui no Brasil e as consequências do contato com portugueses com um simples vírus da gripe com tribos indígenas) reduzindo concentrações demográficas, dificultando as probabilidades de o surgimento de novas doenças e assim causando um efeito em cadeia benéfico ao nosso planeta.

Sem essas doenças aonde estaríamos!? À uma taxa demográfica provavelmente muito superior. Só pela morte causada pela Tuberculose, de 1 bilhão de mortos, entre o período de 1850 e 1950, um período onde não havia uma conscientização de controle demográfico e métodos anticoncepcionais, onde nesse período do século a média por casal era de 5 filhos, imagine o crescimento demográfico advindo apenas pela sobrevivência dos mortos por esta doença!? Com uma matemática pobre mas ainda sim operacional temos uma média de 2/3 da população se agrupando em casais, representando na época aproximadamente 650 milhões de habitantes, formando 325 milhões de casais, dessa forma atribuindo um crescimento populacional mundial de aproximadamente 1,625 bilhões. Estaríamos em condições muito piores. Mas não podemos culpar apenas o crescimento demográfico. O crescimento demográfico permite a ociosidade de indivíduos e diferenciações sociais permitindo o surgimento das ciências e de tecnologias. Essas tecnologias de ocupação e de produção (necessidade básica vinda desses crescimentos) foram uma das causas da destruição ainda em andamento do nosso planeta. Portanto estando completamente associada com nossa espécie, detentora da taxa demográfica, e do intelecto para a confecção das mesmas.

Só por curiosidade que comprova a relação dessas doenças com a taxa demográfica do mundo: essas doenças doenças surgiram no início do século XIX (1800-1899) um período com a população mundial de 1 bilhão (em 1802). A explosão populacional mundial ocorre durante esse período. Em 126 anos essa taxa duplicou e em 1928 ela batia a casa de 2 bilhões. Mas o choque é que depois o inicio do século XIX, após a constatação da população mundial estar na casa de 1 bilhão ela se multiplica por 7 em apenas 209 anos. Período em que ocorrem as epidemias que assolaram a humanidade. Período em que o crescimento demográfico possibilita o desenvolvimento de tecnologias.

Mas a taxa de crescimento vem caindo desde que os índices de crescimento atingiram seu auge em 1963. Agora, dado essa última informação, pense comigo (e essa é a parte mais interessante da reflexão): Essa redução da taxa se deve pelo que!? Ao longo da história vemos esse crescimento demográfico acentuado e o surgimento dessas doenças, mas quanto mais as ciências se desenvolvem mais esclarecimento acontece entre a população, o estilo de vida para suportar o desenvolvimento e o modo de vida civilizado impede o nascimento de muitos filhos e que eles nasçam cedo, como vemos em países mais desenvolvidos ao passo que essas taxas continuam absurdas em países mais pobres. Os países da Europa tem a pirâmide demográfica inversa e estimativas apontam que esses dados vão piorar. Junto com o desenvolvimento tecnológico houve o desenvolvimento social, de saúde e de educação, garantindo a prevenção de doenças e ainda o esclarecimento da população quanto ao controle demográfico embutindo-o no estilo de vida.

Recapitulando o que disse à cima: a população mundial possibilitou o surgimento de tecnologias que destruíssem nosso planeta ao passo que o crescimento populacional continuava em nível acelerado a partir do século XIX, controlado por doenças que dizimaram a população. A partir de 1963, após chegar no ápice da taxa de crescimento populacional, período que deu início ao desenvolvimento de tecnologias mais acelerado da história (houve mais desenvolvimento nesse período de quase 60 anos do que no resto da história da humanidade) a taxa passa a cair, junto com o aumento do desenvolvimento tecnológico, sistemas de bem-estar públicos e a capacidade de superar novas doenças (que surgem nos países menos desenvolvidos, como gripe suína e o ebola).

Ai chegamos a resposta final do: Porque criastes doenças que matam seus próprios filhos!? Coincidência essas doenças terem surgido em condições precárias durante o período em que o homem destruía o seu planeta com o alto desenvolvimento demográfico descontrolado (e todas as consequências disso como tratei la em cima) e anos depois o crescimento demográfico e a mortalidade por doenças voltam a cair justamente quando a espécie humana passa a ser mais capaz de se proteger de doenças (o antigo modo de controle demográfico natural) e caminham no desenvolvimento de tecnologias que não destruam o planeta em que vivemos!? Se Deus existe, você acha que ele se importaria com o homem individual, o que sofre com uma doença, ou com a espécie e com o planeta em que ele vive!? Sendo o homem sujeito a auto-desenvolvimento como nós, Deus permitiria que nós nos desenvolvêssemos ao ponto de destruir o planeta em que vivemos!? Que nos desenvolvêssemos a ponto de nos destruir!? De fato, se Deus existe, você não acha que até nossa espécie se desenvolver e estar pronta para continuar se desenvolvendo sem destruir o planeta em que vive e a si mesma ele não interviria!? Se Deus existe e as doenças foram obras dele, ele as fez para que nos dessem tempo até nos tornarmos capazes de andar com nossas próprias pernas sem nos ferir, como uma criança que põe o dedo na tomada e leva choque ou que tenta sair do berço e cai de cabeça no chão; e ferir aos outros como uma criança que ao pegar seu brinquedo pega outro e o arremessa na sua cara e começa a chorar por motivos egoístas e mesquinhos.

Sua justificativa não é baseada em racionalidade, e tudo que eu disse pra pressupor que Deus exista não é carregada de verdade pois não pode ser tratada como evidência, é apenas uma aplicação dos fatos de forma lógica para mostrar que o que se pode fazer com seu cérebro. No final acredito que Deus não exista, sou ateu, e sendo a criação de fato Criação, ou não, ela é perfeita, e tem seus meios de garantir o equilíbrio em qualquer ambiente existente. Mas os meios que ela tem de se equilibrar, sendo maus para nossa espécie ou não não são justificativas e nem evidências da existência de Deus ou de sua não existência.

E desculpa aí Fabio pela afirmação "Aonde você pesquisou isso!?" que eu fiz acredito eu no meu segundo post. Ainda tenho minhas limitações e vi apenas depois que é pós-graduado em Biologia Evolutiva. Erro meu.

Creio no Deus vivo, olha para tudo ao teu redor e ver se a lógica humana tem sentido. O homem quer sentido em tudo, e não aceita que Deus é a lógica.

Muito cansativo discutir com ateus. Vocês pensam que não tem religião, mas o ateísmo parece ser uma religião: a religião de negar fervorosamente Deus a qualquer custo e de qualquer modo. Bem, pensem o que quiser. Fico na minha. Agora, quem avisa amigo é, vocês terão uma surpresa e tanto no final heim.

Este comentário foi removido pelo autor.

Sendo ateu, fico feliz que a Ciências não possui todas as respostas, porque se tivesse, poderia parar. Imputar seu desconhecimento cientifico a um deus, valida sim, sua ignorância.

Viver sem acreditar pra mim não é viver é vegetar, por isso a fé é para os quem acreditam ou seja os que vivem.
O que vc ganha se não acreditar em Deus? Talvez o inferno.
Agora, o que vc ganha se acreditar em Deus ? Talvez o céu "pois só acreditar não é o suficiente".
Então com certeza a segunda opção é a mais válida.

Mas também é diferente o Ateu fala que Deus não existe e fala que odeia Deus… Mas ele fala que Deus não existe , como ele pode odiar algo que não existe??

Na verdade eu nunca vi um ateu dizer q odeia Deus, se você já, pode ter Crtz que essa pessoa de fato nunca foi ateia, ela só tem dúvidas o suficiente pra Ignorar a existência de algo superior e supremo, e no filme onde você viu isso (Deus não está morto) fica bem claro q o suposto ateu era uma farsa, ele acreditava msm querendo negar.

Crer em Deus não é crer em uma religião em primeiro lugar. Você pode não ter religião e crer. Além disso, eu acho que o que esses argumentos são contra os crentes, e portanto, fica declarado duas coisas: a ciência que apregoam, é elitista, atéia, racional, e axiomática. Vale lembrar que a ciência pode explicar todos os fenômenos aqui chafurdados ao extremo, porém, ao tentar explicar fenômenos da fé, ela entra no área espiritual, da alma, fora do corpo, fora da matéria, do transcendente, o que eles dizem que é o folclore(sempre querendo ridicularizar os crentes com suas teorias). Então, no fundo, usam algo que é humano, racional, que temos métodos cientificos e filosoficos para pesquisar, para num primeiro momento, termos a ciência, que é maravilhosa, que pode ser ética e nos envidar conhecimentos uteis e necessários a sobrevivencia, mas no segundo momento, esses mesmos maravilhosos cientistas, ou aqueles que dizem que os representam, e ateus, quererem apregoar contra a fé, algo insubstanciável, corroborado por um livro que pela propria ciencia, hoje está exemplarmente colocado na historia, como prova de verdades que aconteceram e continua se provando atualizado. Desmembro essa corrente, portanto, em membros de uma religião, ou anti-religião, que se usam da ciência e daqueles que a fazem, para atacar a religião como algozes, fundamentalistas, ideologistas, ou seja, tudo o que a ciência não pode ser e aqueles que realmente são os cientistas, e sabem que a própria ciência é uma matéria de metodos cientificos, onde provas nunca são conclusivas, e questionamentos podem ser feitos, mas, devem ser com o onus da prova, serem provados, e ate que seja diluída a dúvida, aí sim, corroborados a sua veracidade. Sendo fugaz, e atacando algo que não se conhece, apenas não se acredita, ou tem intemperança ao objeto de estudo, é algo vulgar.

Os críticos da Bíblia Silenced uma vez: descobertas arqueológicas Prove Antigo Testamento para ser historicamente exato

Os cristãos no Paquistão site publicou um artigo interessante na semana passada em Old Testamento Arqueologia resumido que eu tenho aqui.

Anteriormente críticos do Antigo Testamento discutir que Moisés inventou as histórias encontradas em Gênesis. Ao fazê-lo, que custou Eles basicamente não houve verificação de que as pessoas e as cidades mencionadas no mais antigo dos relatos bíblicos nunca realmente existiu.

No entanto, a descoberta do arquivo de Ebla no norte da Síria nos anos 1970 acabou com tudo isso.
Em uma grande sala de biblioteca dentro de uma equipe de arquivo real escavando os antigos descobertos quase 15.000 comprimidos e fragmentos que datam de 2400 -2300 aC.

Quando se uniram em Original responsável por cerca de 2.500 comprimidos confirmada de que o pessoal e localização títulos bíblicos nas contas patriarcais são autênticos.

Por um longo período de tempo, os críticos do Antigo Testamento usado para argumentar que o nome "Canaã" foi indevidamente utilizado nos primeiros capítulos da Bíblia. Mas a palavra 'Canaã' aparece nas tábuas de Ebla que comprovem whos Que o termo foi usado na Síria antiga Durante o tempo em que o Antigo Testamento foi escrito.

Além disso, as cidades de Sodoma e Gomorra, destruído na época de Abraão, também foram pensados ​​para ser purê de ficção pelos críticos da Bíblia. Estas cidades são, mas identificou também nas tábuas de Ebla. Também é mencionado a cidade de Haran, descrito em Gênesis como a cidade do pai de Abrão, Tera. Anterior a esta descoberta, 'estudiosos' duvidou da existência real da antiga cidade.

Além deste, outros achados arqueológicos Inúmeros confirmar os registros bíblicos para ser real e preciso. Algumas dessas descobertas estão listados abaixo:

• A campanha em Israel do Faraó Sisaque (1 Reis 14: 25-26) é registrada nas paredes do templo de Amon em Tebas, no Egito.
• A revolta dos moabitas, contra Israel (2 Reis 1: 1, 3: 4-27) é gravado na Messa inscrição.
• A queda de Samaria (2 Reis 17: 3-6, 24; 18: 9-11) a Sargão II, rei da Assíria, é gravado em Suas paredes do palácio.
• A derrota de Ashdod por Sargão II (Isaías 20: 1) é registrado em suas paredes do palácio.
• A campanha do rei assírio Senaqueribe contra Judá (2 Reis 18: 13-16) é registrado no Prisma Taylor.
• O cerco de Laquis por Senaqueribe (2 Reis 18:14, 17) é gravado na relevos Laquis.
• O assassinato de Senaqueribe por seus próprios filhos (2 Reis 19:37) é registrado nos anais da Sua são Esarhaddon.
• A queda de Nínive como predito pelos profetas Naum e Sofonias (2 Reis 2: 13-15) é gravado na tábua do Nabopolassar.
• A queda de Jerusalém por Nabucodonosor, rei da Babilônia (2 Reis 24: 10-14) é registrado nas Crônicas da Babilônia.
• O cativeiro de Joaquim, rei de Judá, em Babilônia (2 Reis 24: 15-16) é gravado na babilônicos Ração Records.
• A queda de Babilônia, a medos e persas (Daniel 5: 30-31) é registrado no Cilindro de Ciro.
• A libertação de cativos na Babilônia por Ciro, o Grande (Esdras 1: 1-4; 6: 3-4) é registrado no Cilindro de Ciro.

Mais blogs sobre a confiabilidade das Escrituras

Por toda a Bíblia fala com a autoridade do próprio Jesus Cristo
A Bíblia é confiável? Uma breve visão geral das objeções mais comuns.
Como sabemos que os documentos do Novo Testamento foram escritos no primeiro século?
Postado por Peter Saunders em 13:14 Sem comentários:

Caro bloguista...

Em resposta ao seu comentário, nº 3, digo-lhe o seguinte:

«« Até onde sei, racionalidade é uma propriedade de cérebros, e não de universos. Talvez a pergunta seja "porque o universo pode ser descrito racionalmente?". Se de fato a pergunta for essa, me parece que nossa capacidade de entender o universo é uma função do fato de que o universo é ordenado e que nossos cérebros evoluíram nesse contexto, nos fornecendo ferramentas para interpreta-lo. »»

Tenho uma contra-proposta a fazer-lhe: o universo é racional, porque contém cérebros.

E porque a existência de cérebros é uma propriedade do universo.

Você é racional porque tem cérebro, não é... ???

Agora prove-me que você é um ser sobrenatural, ou alienígena, ao universo.

Então, o universo, é racional, porque contém uma imensidade de cérebros.

Há, há, há, quantos planetas vivos e portadores de cérebros racionalmente inteligentes, não devem povoar o inifinito universo...

Logo se existem inúmeros cérebros povoando o universo, então ele é necessariamente racional.

Amigavelmente - artur


Menor Bolado - escreveu:

«« Se Deus não existe, então você não sabe o que é AMOR. »»

Você está dizendo, que "deus" e o amor, ou o amante absolutamente perfeito... ???

Porque quem ama, conhece "deus" ... ???

Logo, quando você ama, se de facto amar, está amando o amor, e portanto a amar a "deus"... ???

Então se o mundo está é um autêntico inferno, é porque à falta de amor e portanto de "deus"... ???

Amigavelmente - artur

Andreax - escreveu:


«« Muito cansativo discutir com ateus. Vocês pensam que não tem religião, mas o ateísmo parece ser uma religião: a religião de negar fervorosamente Deus a qualquer custo e de qualquer modo. Bem, pensem o que quiser. Fico na minha. Agora, quem avisa amigo é, vocês terão uma surpresa e tanto no final heim. »»

Concordo inteiramente consigo no seguinte: de facto o ateismo organizado, é de facto uma religião, como propôs Auguste Comte, o fundador da sociologia como ciência...

Ma agora faço-lhe a seguinte pergunta: qu'espécie de surpresa, espera o "ateu religioso", se hipoteticamente, "deus" conforme você o compreende, realmente existir...

Uma surpresa agradável ou desagradável ... ???

Amigavelmente - artur

Mari - escreveu:

«« Viver sem acreditar pra mim não é viver é vegetar, por isso a fé é para os quem acreditam ou seja os que vivem.
O que vc ganha se não acreditar em Deus? Talvez o inferno.
Agora, o que vc ganha se acreditar em Deus ? Talvez o céu "pois só acreditar não é o suficiente".
Então com certeza a segunda opção é a mais válida. »»

Há, há, há,,, cara Mari, diga-me sinceramente, que não está a fazer piada...

Porque razões, um "ateu" sincero vegeta?

Porque razões, um "ateu" sincero vai para o inferno...???

O lucro qu'o "ateu" sincero tem, é viver livre de medos e superstições desnecessárias.

E porqu'é que se a sua concepção d"deus" existir, um "ateu" sincero, não vai para o céu... ???

Amigavelmente - artur

Eduardo Silva - escreveu:


«« A verdade na verdade é que Lúcifer está enganando todos vocês. Tentando esconder Deus dos seus olhos. Se pra vocês Deus não existe então de onde veio a consciência e pensamentos próprios de vocês? veio desse tal big-bang? kkkkk, faça-me um favor. Não pensem que nasceram antes de Deus para ficarem dizendo de onde Ele veio, e sim Ele é antes de vocês. »»

Você poderá fazer-me o favor de me explicar, porque a sua concepção d"deus" - permite que "lucífer" - faça do mundo o inferno qu'é... ???

Amigavelmente - artur

Caro bloguista:

Em relação à pergunta 17...

«« Através de predisposição cognitiva humana à pensamento teleológico e intencional (referencias aqui, aqui e aqui). O que isso significa é que nós temos uma capacidade inata de reconhecer propósito e intencionalidade na natureza, mesmo quando essa não existe. »»

Como é possível saber que não existe intenção na Natureza, se nós como seres intencionais, somos partes racionais dela...???

Como é possível a um ser irracional e carente de consciência e intenção, produzir partes de si, racionais, conscientes e intencionais... ???

Ou você coloca a Natureza, como uma coisa, e nós como outra coisa absolutamente diferente... ???

Como certas pessoas dizem: "uma coisa, é uma coisa, outra coisa, é outra coisa"; mas... Será, que nesta situação natural, nós não estamos integrados na natureza... ???

Amigavelmente - artur

A Natureza, não uma entidade separada de nós, pois não... ???

Deus está em todos os lugares, terra, céu e inferno

Pq vocês acham que estão certos em quanto outros estão errados isto se trata especificamente de falta de Ética cada um tem seu modo de pensar e que continue assim que tudo continue girando em volta desta bola de neve que é a vida por sua vez disendo " como um verdadeiro efeito Borboleta", e por sua vez seguiremos a Etica no mito da caverna de Platão Como você me garante que já saiu da caverna e que realmente ve o mundo do geito que ele é de verdade pq se um de vcs pararem e pensarem todos nós estamos errados somos somente mais um pedaço de carne que será consumido pela terra. Sabem pessoas pq cada um tem sua maneira de pensar pq somos todos ignorantes somos anarquistas e estamos realmente todos presos dentro desta caverna que é a vida. Meu Nome é Matheus e criarei um grupo pelo WhatsApp que ira se tratar somente deste tipo de assunto religioes crenças descrenças anarquia e etc. me mandem pelo contato a seguinte senha que é a solução desta charada " Se tu estas certo logo estaras errado se tu fazeres o mal de volta receberas o ......." Boa Sorte numero numero para a resposta será este 9-6223-5369 whats App

O autor acha que os céticos, que eles chamam pejorativamente de ateus, não acreditam em deuses porque eles sabem a verdade?
Não acreditamos simplesmente porque a história de um ser mitológico que passou uma eternidade inteira vagando no meio do nada, já que ele existia bem antes da tal criação, ter criado magicamente tudo, inclusive o homem à imagem e semelhança dele, só para ser adorado, ser um ser que sabe de tudo, já que ele é o dono do destino e mesmo assim pune quem faz o que foi pré estabelecido pelo próprio, já que tudo "está escrito", colocou seu filho querido na Terra para ele comer o "pão que o diabo amassou" só pra provar o tanto que ele "o ama"?
Não, não acreditamos porque sabemos que é tudo balela, se o meu vizinho chegar com uma caixa de sapato dizendo que tem um duende lá dentro, eu não preciso abrir para provar que ele está viajando na maionese"

O autor acha que os céticos, que eles chamam pejorativamente de ateus, não acreditam em deuses porque eles sabem a verdade?
Não acreditamos simplesmente porque a história de um ser mitológico que passou uma eternidade inteira vagando no meio do nada, já que ele existia bem antes da tal criação, ter criado magicamente tudo, inclusive o homem à imagem e semelhança dele, só para ser adorado, ser um ser que sabe de tudo, já que ele é o dono do destino e mesmo assim pune quem faz o que foi pré estabelecido pelo próprio, já que tudo "está escrito", colocou seu filho querido na Terra para ele comer o "pão que o diabo amassou" só pra provar o tanto que ele "o ama"?
Não, não acreditamos porque sabemos que é tudo balela, se o meu vizinho chegar com uma caixa de sapato dizendo que tem um duende lá dentro, eu não preciso abrir para provar que ele está viajando na maionese"

Querido ,sou cristã Deus não criou seres falhos as pessoas falharam por que preferem fazer apenas aquilo que lhes e satisfatório, deus criou seres livres e capazes de escolher entre o bem e o mal ,mas as mas escolhas das pessoas pelo mundo tem trazido sobre nos a fome ,as doenças etc..deus não pode ser culpado por erros humanos Por pessoas que fazen suas próprias escolhas depois jogam a conta para deus ,deus e um pai amoroso que só quer o melhor para nos porem ele nos fez dotados de consciência E nos deu o livre arbítrio e jamais ira interferir em nossas escolhas .portanto amado existe um deus que te ama vc acreditando ou não ele te ama te ama tantô que deu a vida do seu único filho por vc mas ele jamais vai interferir nas suas escolha sejam boas ou não.

Querido ,sou cristã Deus não criou seres falhos as pessoas falharam por que preferem fazer apenas aquilo que lhes e satisfatório, deus criou seres livres e capazes de escolher entre o bem e o mal ,mas as mas escolhas das pessoas pelo mundo tem trazido sobre nos a fome ,as doenças etc..deus não pode ser culpado por erros humanos Por pessoas que fazen suas próprias escolhas depois jogam a conta para deus ,deus e um pai amoroso que só quer o melhor para nos porem ele nos fez dotados de consciência E nos deu o livre arbítrio e jamais ira interferir em nossas escolhas .portanto amado existe um deus que te ama vc acreditando ou não ele te ama te ama tantô que deu a vida do seu único filho por vc mas ele jamais vai interferir nas suas escolha sejam boas ou não.

Vc só está vivo porque Deus te permite respirar.

O ar que vc respira é Deus que deu.ingrato.....

Vc só está vivo porque Deus te permite respirar.

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Parabéns eu acredito e amo Deus pois além dele me criar me ama muito e eu sinto sua presença em minha vida!

Finalmente alguém inteligente parabéns concordo o ser humano adora desfazer de Deus mais nao sabe explicar tantas coisas que a biblia previu a muitos anos atrás

Este comentário foi removido pelo autor.

suas perguntas são tao idiotas quanto vc. estas perguntas não são para ateus e sim pra sustentar seu ego inflável, a ciência não sabe de tudo , é claro mas esta sempre na busca do entendimento. ja vc se baseia na fé, então qualquer argumentação de um ateu, não chegara a essa sua cabeça oca que nem se quer estudou, pq se estivesse feito veria que temos respostas para toas as suas perguntas, mas vc não gostaria de ouvir. pq ignoraria todas.

Rodolfo Deus não têm culpa dos erros cometidos pois ele criou o ser humano para ser livre,o ser humano sofri por conta do pecado cometido no jardim do éden,mais Deus disse que do fruto daquela árvore não comereis,por conta da desobediência que o ser humano sofre.Não culpe a Deus pois ele criou o ser humano livre para escolher o que ele quiser,Deus ama eu e você não duvide disso,como prova que Deus nós ama e que ele mesmo nós sendo fraco,pecadores,imperfeitos ele nós perdoa e nós concede a escolha do bem e do mal,você e livre para escolher o suas propias opiniões mais sé elas forem ruins um dia virar as conseguências da sua escolha.



ATT:PEDRO EMANUEL TENHO 12 ANOS.

Não adianta ir contra a ciência. Todas essas perguntas simplesmente possuem respostas.

As religiões não passam de métodos inventados pelo homem através de seublado emocional.

Não adianta ir contra a ciência. Todas essas perguntas simplesmente possuem respostas.

As religiões não passam de métodos inventados pelo homem através de seublado emocional.

A soberania de Deus fere os méritos do homem.

Se não há um Deus onisciente, onipotente e onipresente, logo é presumível você seja seu próprio deus em um tempo linear. E onde há um deus enraizado, o Outro torna-se inaceitável. E este é o princípio humano. "..então seus olhos se abrirão, e serão como Deus, conhecedores do bem e do mal; em contrapartida - "..e certamente morrerás" Gn 2 e 3 - tradução livre.

O problema é que o homem nasceu morto em relação a Deus. Seus olhos estão no seu umbigo e tudo que o cerca. A Bíblia aqui é considerada como uma mera história, ou se não é levada ao pé da letra, é como filosofia de vida. Isso foi declarado por ela mesma. A sabedoria do homem tenta alcançar o que é inalcançável e por sentir que seu ego foi ferido, faz deboche, ridiculariza; e acaba em concordância com a Bíblia onde diz que no coração do homem há rebeldia contra Deus.

Nascemos miseravelmente cegos, dependendo dAquele que quebre este deusinho choramingoso, irritado, egocêntrico e rebelde que está enraizado. O homem chega a um ponto desgraçado, que ao se camuflar na religião - cujo é literalmente uma bandeira para o inferno, já que compele em dizer que o homem é capaz de compreender e digno de buscar a Deus pela força do braço - ele pratica um ato de bondade justamente para nutrir seu ego insaciável. É como se ele dissesse - "Eu me orgulho de ter esvaziado meu ego". Vê a ironia?

Se vc cria algo e ele da problema a culpa é sua logo seria culap de deus ( n sou ateu)

Se vc cria algo e ele da problema a culpa é sua logo seria culap de deus ( n sou ateu)

Parabéns! De todos esses falacios, o teu me encantou. Amo meu Deus!

A loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria do homem

Este comentário foi removido pelo autor.

Não são perguntas que ateus têm dificuldade de responder. São perguntas que os humanos ainda têm dificuldade de responder.

Não são perguntas que ateus têm dificuldade de responder. São perguntas que os humanos ainda têm dificuldade de responder.

Não são perguntas que ateus têm dificuldade de responder. São perguntas que os humanos ainda têm dificuldade de responder.

é simplesmente como meu colega fala '' eu sou ateu, não cientista''

é simplesmente como meu colega fala '' eu sou ateu, não cientista''

Israel Barbosa na minha opinião essa foi a melhor resposta até agora...Parabéns!!!

Se Deus não existe, e se existe mais não Vale nada como alguns disseram aí em cima, se ele não nos ama, se essa história de DEUS, compaixão é tudo mentira então você não ama seu pai, não ama sua mãe por que amor não existe né ateus? Entendi!

Se vc tem filhos sabe que por muitas vezes eles não fazem o que ensinamos e por tal motivo não é justo culpar os pais.

Fábio, você também não respondeu decentemente. Estas questões só podem ser respondidas utilizando-se da razão e da fé. Somente com a razão são incompreensíveis.
Sou cristão. E tenho estudado argumentos a favor da existência de Deus e um pouco sobre argumentos da não existência de Deus. Sobre os argumentos da não existência de Deus o que posso dizer é que são argumentos forçados.

Respondi as perguntas. Algumas perguntas são bastante parecidas. Utilizei de conhecimento secular e também de um livro histórico e teológico que temos acesso: a bíblia.


1. Deus criou o universo. Gênesis 1, Hebreus 11:1-6.
2. Deus criou os céus e a terra, sendo assim Deus é poderoso para harmonizar as leis naturais a favor da vida. Salmos 19:1-7, Salmos 24:1-2, Jó 38.
3. O universo é um sistema inteligente, por isso é racional. Deus que é todo sábio criou o universo. Pela sua criação temos luz, calor, enérgia, água, fontes de alimentos, tudo o que precisamos para vivermos.
4-5-6. Nego que o DNA e os aminoácidos surgiram a partir de evolução. Mas graças a Deus, somos seres humanos, distintos em personalidade, cor, cultura, temperamento. Por termos combinações diferentes para o DNA, cada um de nós é diferente um do outro e portanto teremos experiências diferentes. Mas algo lindo é que aqueles que confiam em Deus, em seu Filho Jesus estarão com Deus louvando-o e dando-lhe glória para sempre. Apocalipse 7. Cada criatura foi criada por Deus para o bem do homem.
7-8. Ao criar o homem, Deus falou a Adão para povoar a terra. Em um certo momento houve o intento de construir uma torre chamada babel, onde iria abrigar todas as pessoas. E essa não era a vontade de Deus. Deus impediu esse intento. A vontade de Deus é que o homem povoe a terra. Gênesis 1:28, Gênesis 11. Tendo os povos se dissipados geograficamente após a confusão das linguas, muitas linguas se originaram por questão de vários pontos, como cultura, geografia, fauna, flora, sotaque.

9-10-11. Embora sejamos seres livres, não somos livres totalmente. Temos que viver com regras e limites impostos por Deus e a sociedade e também nós mesmos. A verdadeira liberdade está em Cristo. Jó 1:6-12, João 8:31-36.
12. O homem é um ser que pode ser dividido em corpo, alma e espirito. Nessa esfera imaterial do homem está a consciência. A consciência é que trás a consciência do certo e do errado. A idéia de consciência limpa e consciência suja. I Timóteo 1:19, I Timóteo 4:2.
13. Deus nos deu a capacidade de julgar o que é moralmente certo e o que é moralmente errado. Ele nos deu pela sua palavra bases sólidas para a justiça, para vivermos na sociedade e convivermos com equilíbrio. Gênesis 1,2,3,9, Êxodo 20.
14. O sofrimento é consequência do nosso pecado. Gênesis 3, 4, 5. Deus é soberano e sua vontade perfeita. Embora o sofrimento momentâneo seja ruim, pode trazer benefícios duradouros e até eternos. Mateus 5, Lucas 6, Lucas 16, Apocalipse 6.
15. Na criação, o ser humano foi o último a ser criado. Deus criou os céus e a terra para que o homem possa viver, ter sua família, povoar a terra. Gênesis 1 e 2. O propósito de Deus é a sua glória. A glória de Deus. Deus em si mesmo é glorioso. Mas ele criou pessoas livres, que podem escolher entre amar a Deus ou não amar a Deus. Mas em tudo isso no final Deus é gloriado e glorioso.
Isaías 43:7, Apocalipse 5:13.
16. Através da justiça podemos viver em harmonia e em equilíbrio e a sociedade pode avançar e ser próspera. A falta dela na convivência humana pode trazer males. Provérbios 21:21, Isaías 32:17.
17-18. Como dito anteriormente o homem pode ser dividido em duas partes: material, o corpo; e a imaterial, alma e espírito. O nosso corpo é mortal. A nossa alma e espírito serão entregues a Deus quando o nosso corpo vir a morrer. E a vida continuará, no entanto nossas obras e nossa fé em Jesus Cristo terão peso em se vamos para o inferno ou o céu. Para as pessoas que se arrependeram dos seus pecados e passaram a confiar em Jesus Cristo, a bíblia oferece a segurança da salvação para o crente. Efésios 1:13-14. Anjos e demônios existem. Anjos são seres criados para servir a Deus e aos crentes. Demônios foram antes anjos, mas por desobediência a Deus foram lançados fora. Demônios são anjos caídos. Hebreus 1 e 2. Epístola de Judas.
19. Pela revelação da palavra de Deus, a bíblia, podemos saber se há vida após a morte. Lucas 16, Apocalipse 6, 7, João 11:25,26.
20. Jesus ressuscitou. I Coríntios 6:14, Mateus 28, Marcos 16, Lucas 24, João 20. Jesus apareceu aos discípulos. João 20 e 21. Jesus ascendeu aos céus. Atos 1:9-11, Lucas 24:51, Marcos 16:19. A igreja recebeu poder de Deus para testemunhar. Atos 1:8, 2:16-21. Muitos creram na palavra. Atos 2:37-41.

Porque o povo de Deus cresce? Porque Deus
abençoou. Gênesis 12.

Creio na bíblia. Se alguém não crê na autoridade da bíblia terá dificuldade ao concordar com as respostas que coloquei.

É lamentável quando o interlocutor acaba com seu próprio argumento quando demonstra desconhecer a diferença entre ateu e cientista.

Ateus não tem obrigação nenhuma de responder a NENHUMA dessas perguntas.

Outra coisa, ainda que nenhuma delas AINDA tivesse resposta isso não significa que a única resposta cabível seja um deus.

Parem de passar vergonha.

os ateus tem uma mente fechada que comprova te um defeito
no cerebro voce ja viu que todo ateu pensa igual não é
sime eles pensam iguais e ateus tem amigos
ateus acredito que o defeito esta no cortex
os pisicopatas tem um pequeno defeito no cerebro
ja foi confirmado
e se os ateus tambem tiver?

os ateus tem uma mente fechada que comprova te um defeito
no cerebro voce ja viu que todo ateu pensa igual não é
sime eles pensam iguais e ateus tem amigos
ateus acredito que o defeito esta no cortex
os pisicopatas tem um pequeno defeito no cerebro
ja foi confirmado
e se os ateus tambem tiver?

Seria mais fácil pra todo mundo assim né? Afinal, e SE Deus nao existisse mesmo, vc atribuiria tudo isso a quem? Olha só, nao acredita nEle ,porem o culpa por tudo.. Adao e Eva eram irmãos?poxa cara, vc fez esta descoberta quando?ninguem sabia dessa..só vc.

Se as pessoas atéias dizem que nao existe verdade absoluta,então como podem afirmar com tanta veracidade a não existencia de Deus?

Se as pessoas atéias dizem que nao existe verdade absoluta,então como podem afirmar com tanta veracidade a não existencia de Deus?

Se voce nao acredita em Cristo ,porque nas sua pergunta de numero 8 voce cita a existencia do proprio (as primeiras cidades datam de até 7500 AC (Eridu - 5400AC; Uruk- 4000AC; Ur- <3000AC; Çatalhöyük-7500AC), ol) se Jesus nao existiu pq todos usam as datas se refrindo AC e DC antes de Cristo e Depois de cristo ???

O acaso é um abstrato muito simples. O universo é infinitamente complexo. Com intuito de ser racional, o ateu acha um absurdo a obra da criação. O criacionista acha um absurdo uma visão tão inteligente do universo ter surgido do nada. Controvertidamente a mesma ciência que lança uma ideia, lança outra ideia que esmaga a ideia anterior. Será que estamos preparados para descobrir a verdade? Quem garante que os grandes da ciência não são pagos para botar essas dúvidas em nossas cabeças? Alguém já imaginou que estamos sendo transformados em fantoches nas mãos da ciência?

Rodolfo, é compreensível que você tenha seus motivos para não crer em Deus, mas eu desejo te fazer uma pergunta: Você já tentou pedir ajuda a Deus? Você já deu uma chance para Deus lhe provar sua existência. Se você aceitar este pequeno desafio, você pode mudar seus conceitos. Vou contar um pouquinho do que aconteceu comigo: eu era muito jovem e passava muita dificuldade e minha fé estava passando por uma prova. Só que eu comecei pedir a Deus para me mostrar um caminho. Ele me abriu o caminho e usou do mais simples para me convencer. Hoje, 24 anos depois eu continuo crendo em Deus. Amigavelmente quero te sugerir uma oração: "Deus verdadeiro, se realmente existes, manifeste-se a mim, pois estou disposto a conhecer-te". Fale com ele com humildade e verás que Ele existe está mais próximo do que você imagima. Fique com Deus, meu amado. JESUS TE AMA E TE QUER BEM.

Rodolfo, é compreensível que você tenha seus motivos para não crer em Deus, mas eu desejo te fazer uma pergunta: Você já tentou pedir ajuda a Deus? Você já deu uma chance para Deus lhe provar sua existência. Se você aceitar este pequeno desafio, você pode mudar seus conceitos. Vou contar um pouquinho do que aconteceu comigo: eu era muito jovem e passava muita dificuldade e minha fé estava passando por uma prova. Só que eu comecei pedir a Deus para me mostrar um caminho. Ele me abriu o caminho e usou do mais simples para me convencer. Hoje, 24 anos depois eu continuo crendo em Deus. Amigavelmente quero te sugerir uma oração: "Deus verdadeiro, se realmente existes, manifeste-se a mim, pois estou disposto a conhecer-te". Fale com ele com humildade e verás que Ele existe está mais próximo do que você imagima. Fique com Deus, meu amado. JESUS TE AMA E TE QUER BEM.

O acaso é um abstrato muito simples. O universo é infinitamente complexo. Com intuito de ser racional, o ateu acha um absurdo a obra da criação. O criacionista acha um absurdo uma visão tão inteligente do universo ter surgido do nada. Controvertidamente a mesma ciência que lança uma ideia, lança outra ideia que esmaga a ideia anterior. Será que estamos preparados para descobrir a verdade? Quem garante que os grandes da ciência não são pagos para botar essas dúvidas em nossas cabeças? Alguém já imaginou que estamos sendo transformados em fantoches nas mãos da ciência?

Este comentário foi removido pelo autor.

A única coisa que aprendi com essa merda foi como ser otário e que você matou o português, se você parasse de ficar acreditando em uma falsa ilusão você aprenderia que POR QUE em pergunta É SEPARADO!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deus criou tudo q existe? Se Deus Criou todos as coisas então ele criou o mal.O q significa q Deus e mal?mais ñ é assim. o Frio existe ? Quem acha q sim olha a resposta. De acordo com as leis da física que considerámos o frio é na verdade ausência de calor. A escuridão existe? Quem acha q sim olha a resposta. Está errado. Escuridão ñ existe. A escuridão na verdade e ausência de luz...o mal ñ existe. E como a escuridão e o frio .Deus ñ criou o mal. O mal é resultado do q acontece. Quando o homem ñ tem o amor de Deus presente em seu coração.

Ateus não provoquem cristãos e cristãos não provoquem ateus, está tudo certo.

Igor esqueci que aqui é uma sala de aula e você é professor sabichão! Escrevo como quiser e foda-se!

Igor corrige isso aqui e vê se eu escrevi certo: VAI SE FUDE!

A crença em deus sem o manto filosofia empalidece.

http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/a-cren-a-em-deus

A crença em deus sem o manto filosofia empalidece.

http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/a-cren-a-em-deus

certa vez o filho viu uma pipa dependurada no fio e perguntou ao pai ateu:pai como a pipa ta se mexendo? é o vento meu filho.como o senhor sabe que é o vento se o senhor não ta vendo.responde o pai, mas to sentindo meu filho". mesmo assim é nosso Deus não estamos vendo mas sentimos a presença dele todos os dias.é por isso que não conseguem sentir nosso Deus, coração esta distante mas mesmo assim arrependendo-se Deus os receberá.Amém.

Ahhh essas discussões teológicas... Eu não me importo se os ateus não respondem isso ai, e se respondessem não mudaria minhas crenças. MINHAS. Esse é o problema do ser humano. Acham que podem impor sua crença ao outro. Não posso forçar alguém a acreditar em Deus, do mesmo jeito que NINGUEM vai fazer eu deixar de acreditar. É simples. Livre arbítrio é isso aí. Pensamento livre. Livre para crer no que quiser. Ser o que quiser, bom ou mal ou os dois. Não julgo ninguém... Assim não sou julgado. Ciao

Vc nem sabe o q fala emtao n tente opnar
Se vc um ignorante e n sabe entao n adiata tentar debater com vc
Q alias até os cientistas
Falam q o big bang aconteceu por um bem maior(superior)
Q o big bang

N adianta debater com esse tipo de gente

Alias odelio marques
Se vc realmente tem fé
Pq vc ainda tem duvida sobre deus e pede pra ele aparecer?

Kkkkk ta to vendo um ignorante aqui

Vcs sao tao ignorantes mesmo essas perguntas sao tao complexas e faceis.kkk

Cara para de ser um ignorante perante td.

Ah cara nd haver tds esses q vc disse q dizem dizer essas coisas sobre ateu
Sao um bando de ateus é claro q eles vao defender essa ideia.
Seu ignorante.kk

Se as duvidas postadas aqui n sao pra confudir responda entao sabe tudo.
Alem do mais vcs sao um bando de ignorantes q n sabe ler a biblia pois levam td ao pé da letra lkkk

Do mesmo jeito q vc qr prova pra passa a acreditar no meu deus
Entao eu quero prova de q ele n existe
Pra eu passa a n acreditar nele.
Ignorancia é uma coisa né kkk

Ss mais ai é q esta o ser humano só tem limites pq sao um bando de ignorantes
N sabe a vdd e qr opnar
Mais ai é q ta a sua opniao ta errada
N importa se vc tem mestrado
Ta errado mais é a minha opniao cada um tem a sua
Eu a credito em deus e acho q a ciencia é só a base do q ele planejou,e se quiser debater comigo é só fala q eu te falo mais .

Ah para vcs sao burros ou oq?
Kkk

Nuss a ignorancia passou perto aqui kk

Eu acredito em deus e acho q deus e a ciencia sao duas teorias paralelas q trilham o mesmo caminho.

Cara vc n fala coisa com coisa kkk

Incrível mesmo é saber que um livro que é a Bíblia, cujo o mesmo foi escrita a décadas e décadas atrás, está revelando fatos nos dias de hoje , como por exemplo em... Miquéias 7:6
Pois chegou o dia em que o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora se insurge contra a sogra; e os grandes inimigos do homem são os seus próprios familiares! E dentre outros fatos que está na Bíblia

Foram as perguntas mais idiotas que já vi....melhor não saber responder do que tudo que for responder inventar um ser imaginários super poderoso que criou tudo.....acredito na ciência....

oque e duvida para um ateu

Não respondeu nenhuma. Ele só refuta com belas palavras o Óbvio.Ele só fez o que os asseclas deles fazem todos os dias. Negam o óbvio por teimosia.

Este comentário foi removido pelo autor.

As pessoas tem facilidade de acreditar em uma esplosao de big Bang q causo a formação do espaço é dispensa Deus o todo poderoso.pense bem .um lugar onde ocorre uma explosão não fica em ótimo estado nem tudo em seu devido lugar.como uma explosão pode ter feito um planeta com cada coisa em seu devido lugar.se acha fácil acreditar que somos originados de macacos q o mundo veio de uma explosão ou seja lá de outra teoria e pq essas pessoas não sabem o valor do ar q respiram quem lhe dar oxigênio ,vida todos os dias ao invés de agradecer fica tentando criar explicações de teorias

Cada um tem sua opinião certo sim Deus ele é supremo mas tbm é Deus de justiça.Deus ele não fez o mal .nos é que escolhemos esse caminho.as trevas andam com a luz não.a água fica pura quando colocamos óleo não.assim somos nós se somos pecadores falhos fazemos coisas erradas escolhemos os caminhos mal o bem não está conosco .mas se vc dúvida eu. Não o julgo não és o único a pensar nisso .mas faça um propósito com Deus mesmo q não acredite na existência dele tente falar com ele , peça q ele te revele de alguma forma q está comtg porque a mim ele já provou

Se existe números racionais e iracionais , existe o que é possível ver eo que não é possível ver a olho nu ou através de qualquer outra coisa, se existe o racional e iracional;os ateus estão contra a ciência quando afirmam que só existe a racional quando a ciência trabalha com racional e iracional. A racionalidade vem da programação do celebro que foi feito para trabalhar em cima de fatos, mas a iracional vem do impoderado e como trabalhar no escuro mas se existe , não entendo o porquê no ateu não acreditar em Deus.

Prefiro crer que Deus existe, e que todos somos criaturas Suas!!! Provem -me que tudo que vemos apareceu do NADA, que um dia nossos ancestrais foram macacos em evolução, e que não passam de teorias criadas por homens inteligentes(cientificamente não provadas), a serviço de o Satanás, Opositor Maior de Elohim, o Criador do Universo.Nada contra os que opinam diferentemente. É uma questão de FÉ, e cada um vai tirar suas conclusões um dia, se acertaram em crerem ou erraram em não crerem.A decisão é individual, e cada um responda por si!!

Olá, eu quero aproveitar essa oportunidade para compartilhar meu testemunho. Meu nome é monicia blair. Tenho 44 anos de idade. Já enfrento o problema do fibriod há mais de 8 anos, o que diz que um com ele nunca pode dar à luz. o que me deixou preocupado e triste por cerca de 5 meses até um bom dia, expliquei a minha mãe o que estava passando e ela me contou como ela dirigiu pessoas para um herbalista chamado dr.ebosele. E eu fiz com que ela entenda que eu nunca conheceu o herbalist até que ela me tenha jurado com sua vida antes de ser tocado e eu recebi o contato que é o email: dreboselesolutioncenter@hotmail.com ou número do Whatsapp +2348147461232 que contatado para cortar a história curta, ele me enviou um ervas medicinais e me instruiu sobre como levá-lo.2 semanas depois, comecei a sentir dores em torno do meu tommy e fui ao hospital para o teste. O médico me disse que estava grávida. Por favor, entre em contato com dr.ebosele agora para obter seu problema resolva agora, contactando-o em: dreboselesolutioncenter@hotmail.com ou adicione-o no whatsapp +2348147461232 ele também pode ajudá-lo a ficar grávida, mesmo quando você não tem ciclo menstrual, ele pode fazer você voltar para que você possa engravidar e ter seu próprio filho com pressa agora para que você possa compartilhar seu próprio testemunho como um expectante também, ele também me disse que ele também pode curar câncer de mama e outras doenças até mesmo viúvas e feitiços de HIV para trazer o seu ex amante de volta, ele é um grande homem, obrigado pela compreensão

Fácil, o que mais tem é prova que ele existe. Quantos paralíticos andam graças a ele ?sofriam de doenças incuráveis e foram curadas graças a ele ? O problema é que o ser humano não quer enxergar por isso repete pra si msm que Deus não existe. Bom continue acreditando nisso ok? Por que quem não quer ver o que estar a frente não precisa fechar os olhos pra não ver basta fingir que não estar vendo o que não quer enxergar. Eu sei que naquele grande dia que o senhor vier todos iram ver até ateu vai querer virar cristão kkkk

sempre haverá discussões a respeito da existência de Deus ,afinal estamos falando de um Deus.
segundo o dicionário 'DEUS' significa "O ser que está acima de todas as coisas; o criador do universo; ser absoluto, incontestável e perfeito."
então por que contestar algo infinito e incontestável se mente humana é finita e não alcança tal pensamento .
Sou evangélica e acredito sim que Deus existe ,minha missão e pregar o seu amor ,demostrar esse amor atraves de minhas atitudes,é apresentar à pessoas algo diferente ,algo que nunca sentiram (SE ELAS CREREM DE VERDADE, SE ELAS ESTIVEREM DISPOSTAS A VIVER , CONHECER ALGO DIFERENTE E INEXPLICÁVEL)!
infelizmente muitas pessoas querem ser donas da razão ,querem provar ,querem explicações logicas pra tudo ,se isso é o que preocupa a muitos ,é melhor deixar esse assunto pra la.
E melhor que vivam o que acreditam ou não ,eu faço minha parte , eu prego que Deus existe,MAS se alguém não acredita ,o que posso fazer ?,mais posso constituir uma boa amizade com essa pessoa SZ.
QUE HAJA PAZ E AMOR ,E MENOS DISCUSSÕES!

E SE VOCÊ ESTIVER INTERESSADO EM CONHECER A DEUS ,LEIA A BÍBLIA ,VÁ ATÉ ELE!
,ATÉ AGORA E O ÚNICO LIVRO QUE CONHEÇO QUE REALMENTE FALA DE DEUS (“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR.” (Oséias 6:3)

TALVEZ ESSA DIVINDADE SE REVELE PRA VOCÊ ALGUM DIA!
E VOCÊ SE SURPREENDERÁ!

Belas palavras de uma pessoa completamente preguiçosa e ignorante e sem capacidade de querer entender esse nosso mundo e o por que estamos aqui, você deveria mais é agradecer a ciencia por tudo o que temos e por ela nos ajudar dia a dia com suas descobertas e não a esse seu amigo imaginário tirano que vocês usam como base de resposta pra tudo.

Qualquer ateu que começar a refletir sobre o universo vai chegar a inevitavel conclusão de uma criação.

Vai ler a bíblia cara, você parece que nunca leu ela, de onde saiu aquela cobra? Mds Adão é eva não era os únicos seres vivos,vai ver as histórias da criação da humanidade depois volta aqui.

Se Deus fez você falar, porque ele não poderia fazer uma cobra falar? Se ele fez o universo, porque não poderia fazer um homem do barro?? Você querendo ou não, Deus existe, é doença é pragas etc, só depois da traição de adão é eva, que elas vieram é o capeta que fez isso.

Este comentário foi removido pelo autor.

Se eu fosse ateu, para mim pouca coisa na vida valeria apena a não ser o prazer pelo prazer. Pra que atormentar a minha mente com as as preocupações do dia a dia e com esta vida que passa tão rápido e acaba no nada. Acharia também que a inteligência e a esperteza seriam as únicas habilidades úteis e a ética a moral e os bons costumes seriam tolices ou seja, ser um patife poderia ser mais divertido do que ser uma pessoa honrada. Poderia achar que os bandidos e malfeitores deste mundo estariam certos, afinal pra que se preocupar em fazer o que é moralmente correto se acabamos em nada e não temos de prestar contas nunca de coisa nenhuma. Acho até que seria bom mesmo praticarmos muitas maldades para nos vingarmos deste destino cruel(acaso) que nos criou neste mundo caótico que quer nos dar tantas obrigações para cumprir e nos deixa tão confusos sem sequer nos dizer o que somos, de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para onde vamos se é que vamos para algum lugar.

Acaso não pode ser personificado como algo, é apenas a confissão da nossa ignorância da mecânica do evento.

Se Deus existe, como creio que exista, não preciso me preocupar com a resposta, pois sendo Deus. Ele é o único que pode interferir nesta relação com o homem. nenhum homem seria capaz de entender ou explicar Deus pois neste caso, tal homem é que seria Deus. Então fico tranquilo, pois se for do interesse dEle fazer algo por mim, certamente fará, mas se não for, quem obrigará? E se ele não existe, fica totalmente irrelevante responder esta pergunta sobre sua existencia! Deus existindo ou não, é totalmente independente de nós para qualquer coisa e nada do que possamos fazer poder alterar seu propósito. Só nos resta esperar pra ver!

Não tenho dúvidas de que alguém fez o universo.
Mas não fez a Vida
Não sabe que o Universo bichou.
Se perceber limpa com uma creolina cósmica.
Existe algum outro planeta 🌏 verde? Não. Claramente este é um planeta doente E a doença não é o Homem, é a Vida.

Manda o número de novo com DDD por favor!

Como pode existir ATEU se não existe DEUS?

Kkkk "Agradecer a ciência" tem que agradecer a Deus e não a ciência, como pode uma bomba "criar" o mundo se muito pelo contrário quando ocorre uma explosão tudo se destrói e não se constrói, falta de visão isso sim respeita e agradece o teu criador que é e sempre será ÚNICO E SUFICIENTE!

O cara pensa que alguém jogou uma bomba no espaço, azideia. "Na natureza nada se perde e nada cria, tudo se transforma". Tenta entender essa frase primeiro antes de vir falar merda.

O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é a cura perfeita para o vírus HIV, fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias sempre procuro pesquisas para encontrar a maneira perfeita de se livrar dessa doença terrível, porque sempre sei que precisamos porque nossa saúde está na terra. Então, na minha pesquisa na Internet, vi vários testemunhos sobre como o Dr. imoloa pode curar o HIV com medicamentos fitoterápicos poderosos. Decidi entrar em contato com esse homem, entrei em contato com ele para obter medicamentos fitoterápicos que recebi pelo serviço de correio da DHL. E ele me guiou como. Pedi-lhe uma solução para tomar fitoterapia por duas semanas. E então ele me instruiu a ir verificar o que eu estava fazendo. Olhe para mim (HIV NEGATIVO). Agradeço a Deus pelo Dr. Imoloa por usar um poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem uma cura para doenças como a doença de Parkison, câncer vaginal, epilepsia, transtornos de ansiedade, doenças auto-imunes, dor nas costas, entorses, transtorno bipolar, tumores cerebrais, malignos, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, doença cardiovascular, doença cardiovascular, entorses, transtorno bipolar, tumores cerebrais, malignos, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, doença cardiovascular, doença cardiovascular, entorses, distúrbio bipolar, tumores cerebrais, maligno, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, doença cardiovascular, doenças respiratórias crônicas, doenças mentais e distúrbios comportamentais, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite mediada autoimune. Doença renal crônica, artrite, dor nas costas, impotência, espectro do álcool feta, Distúrbios distímicos, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome de fadiga crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, feridas na boca, câncer bucal, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de Addison, doença crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, paralisia, doença de Celia, linfoma, depressão grave Melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / ou {whatssapp ..... + 2347081986098}

Postar um comentário